A Freguesia
O que é uma freguesia?
Portugal está dividido em distritos, concelhos e freguesias…
Como vês, a freguesia é a divisão administrativa mais pequena de Portugal…
Mas, as freguesias são muto diferentes umas das outras: umas são jovens e outras mais antigas; umas são grandes e outras pequenas; há-as com muita e pouca gente; podem ser rurais, urbanas ou mistas…
A tua freguesia, a Freguesia da Guarda é grande e, para além da cidade (zona urbana) tem também zonas rurais: aldeias em redor da cidade…
A cidade cresceu e algumas dessas aldeias transformaram-se em bairros urbanos: é o caso da Sequeira, do Zambito e Alfarazes…
Outras aldeias estão menos próximas da cidade: Quintazinha do Mouratão; Monte Barro; Galegos; Carapito S. Salvador; Cabreira e Coviais de Baixo.
A Freguesia da Guarda é também “junior”: nasceu há dois anos! Antes existiam 3 freguesias: Sé, S. Vicente e S. Miguel. Cada uma tinha o seu brasão, ou seja um símbolo que as identificava.
Como quando nasce uma criança, é-lhe dado um nome e um nº de identificação, também ao aparecer a nova freguesia, foi “batizada” (como Freguesia da Guarda) e identificada com um brasão.
Como podes ver, o brasão da Freguesia da Guarda foi buscar os seus elementos às antigas freguesias vê aqui melhor; o brasão está ainda presente na bandeira da Freguesia:
Este é o Brasão da Freguesia da Guarda Esta é a Bandeira
Um conjunto de freguesias forma um concelho…
O concelho da Guarda tem 43 freguesias, sendo a Freguesia da Guarda a mais populosa!
Um conjunto de concelhos constitui um distrito; e, a cidade da Guarda é também capital de distrito (tendo 242 Freguesias)!
Portugal está dividido em 18 distritos. Se queres saber mais "números" sobre o teu país vê aqui...
Como sabes, a capital do nosso país é Lisboa, funcionando aí a Assembleia da República, onde, todos os distritos são representados por deputados: no caso da Guarda são 4. Mas se queres saber mais sobre a Assembleia da República vê aqui…
História:
Como vês a Guarda é uma cidade muito importante: é capital de distrito, sede de concelho e tem 43 freguesias, sendo a mais populosa a própria freguesia da Guarda.
Mas, como nasceu esta tua cidade?
Foi D Sancho I, 2º Rei de Portugal que deu Carta de Foral à Guarda, tornando-a cidade: o que, se comemora no dia da cidade: 27 de Novembro.
Queres saber mais sobre D. Sancho I?
Foi o 4º filho de D. Afonso Henriques.
Nasceu em Coimbra e puseram-lhe o nome de Martinho, por ter nascido no dia 11 de Novembro (Dia de S. Martinho)!
Mas, quando foi coroado rei passou a chamar-se D. Sancho I.
Também ficou conhecido como o “povoador”, pois preocupou-se com a povoação do país conquistado pelo seu pai.
Também foi também um grande poeta...
Dedicando um dos seus poemas ao grande amor que viveu na Guarda: onde se apaixonou por Maria Pais Ribeira, a “Ribeirinha”:
"Ai eu coitada...
Como vivo em gran cuidado...
...Muito me tarda o meu amigo na Guarda".