Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

12 Set - 16 Set

Trabalhos realizados na 37ª semana de 2022: desobstrução dos bueiros...
Podemos dizer que finalmente a chuva apareceu de forma acentuada, porquanto, nesta 37ª semana, tivemos três dias de boa pluviosidade, obrigando à realização de outros trabalhos, nomeadamente, nos caminhos rurais com a desobstrução dos bueiros e colocação de algum saibro nas depressões mais acentuadas. Na segunda-feira, fizemos a recolha de monos que se prolongou para terça-feira e iniciámos a limpeza na “Casa do Povo” da Póvoa do Mileu, bem como continuámos a limpeza na escola C+S de São Miguel.

5 Set - 9 Set

Trabalhos realizados na 36ª semana de 2022: Preparação e participação na Feira Farta
A 36ª semana do ano de 2022 fica anotada pelos preparativos inerentes à participação da Junta de Freguesia na Feira Farta. E essa preparação prolongou-se por toda a semana e envolveu depois o fim-de-semana porquanto a Feira Farta decorreu no sábado e domingo. E para além de acompanhar e marcar presença no stand da Freguesia foi preciso no domingo ao final da tarde proceder à arrumação de todo o material utilizado. Também e até sexta-feira concluímos a limpeza dos logradouros de todos os estabelecimentos de ensino como é da nossa competência. Ficaram para esta semana as escolas secundárias, C+S`s do 1º ciclo e pré- escolar. Acresce que em algumas delas ainda realizámos algumas limpezas de pavimentos e envidraçados, bem como pequenas reparações correspondendo ao empenho de auxiliares / docentes. Foi possível prestarmos a colaboração ao NDS com a preparação do campo de futebol e corte da vegetação envolvente bem como a ACAPO transportando alguns cidadãos invisuais que em Viseu realizaram alguns testes e formação. No edifício da Freguesia e na sala onde decorrem habitualmente as sessões da atividade física sénior iniciámos uma pequena intervenção com o intuito de pintar a totalidade da sala e depois a colocação de um novo soalho em piso de madeira favorecendo assim as condições de utilização para todos os seus utilizadores. Realizámos ainda as reuniões preparatórias devidas com os produtores e hortelãos que estiveram connosco na Feira Farta recorrendo também à utilização do Forno Comunitário da Sequeira.

29 Ago - 2 Set

Trabalhos realizados na 35ª semana de 2022: recintos escolares...
Esta 35ª semana voltou a ser toda ela direcionada para a limpeza dos recintos escolares porquanto é uma competência que assumimos em sintonia com a Câmara Municipal. E já a semana transata foi praticamente toda ela para aquele efeito, esta que agora termina, e a próxima, auxiliarão a findar esta tarefa em todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, 1º ciclo, básico e secundário. Assim, durante esta semana, contando ainda com a colaboração de dois sapadores florestais, foi possível completar na escola secundária Afonso de Albuquerque, Santa Clara, São Miguel, Carolina Beatriz Ângelo e depois as escolas básicas e jardins-de-infância da Sequeira, Espírito Santo, Lameirinhas, Bermudas, Augusto Gil, Bonfim, Sé. No percurso efetuado, ainda ouve oportunidade para mondar os arbustos e cortar a relva no logradouro do Centro de Saúde de São Miguel e uns pequenos arranjos no passeio junto ao jardim-de-infância da Sé.

22 Ago - 26 Ago

Trabalhos realizados na 34ª semana de 2022: logradouros escolares...
Continuámos nesta 34ª semana do ano a limpeza dos logradouros escolares iniciando e completando essa mesma limpeza nas escolas e jardins-de-infância de Alfarazes, do Bairro da Luz, da Póvoa do Mileu e do Bairro do Pinheiro. Ainda durante a semana procedemos à limpeza na localidade de Alfarazes e na envolvente da Capela dos Galegos, bem como um pequeno arranjo num passeio onde um pinoco foi derrubado para além da recolha habituais de monos efetuada semanalmente.

16 Ago - 19 Ago

Trabalhos realizados na 33ªsemana de 2022: logradouros escolares...
A 33ª semana do ano em curso iniciou-se com o feriado religioso do dia 15 de agosto e apenas comportou quatro dias de trabalho sendo um deles dedicado à recolha de monos. A partir de quarta-feira, no resto da semana e provavelmente até meados de setembro o foco do nosso trabalho vai ser a limpeza dos logradouros de todos os estabelecimentos de ensino. Iniciámos e completámos a limpeza na escola secundária da Sé e ainda houve oportunidade para continuar a tarefa no logradouro da EB1 da Santa Zita onde iremos na próxima semana completar a tarefa e prosseguir para todas as escolas com o intuito de finalizar em todos eles antes do início das atividades letivas.

8 Ago - 12 Ago

Trabalhos realizados na 32ªsemana de 2022:limpeza e varredura...
A 32ª semana continuou com os trabalhos de limpeza e varredura e apoio à Comissão de festas da Quintazinha do Mouratão, na limpeza de todo o aglomerado urbano bem como a com a cedência de algum equipamento para o apoio à realização dos festejos Procedemos à rega das árvores de fruto que a Freguesia plantou nos terrenos do Noéme e na Urbanização das Giestas /Covas. Colocámos dois bancos num passeio no Bairro do Pinheiro e completámos noutro passeio ao longo da Avª dos Caminhos de Ferro as necessárias intervenções para permitir a mobilidade em cadeira de rodas. Uma outra equipa realizou uma intervenção no sentido de impermeabilizar o tanque da Rasa e aproveitou-se para concretizar o corte e a varredura naquela localidade. De ressalvar para além da recolha de "monos" a atenção que semanalmente vamos dando à horta comunitária para além da rega do nosso lote, bem como a limpeza e manutenção dos cemitérios da Estação e Srª dos Remédios.

1 Ago - 5 Ago

Trabalhos realizados na 31ª semana de 2022:Avª dos Caminhos-de-Ferro...
No decurso da 31ª semana do ano de 2022, contámos novamente com a colaboração e o trabalho de uma equipa de sapadores que realizou o corte e limpeza da vegetação que já invadia a via de circulação na zona do Zambito, em Alfarazes e ainda num terreno da Freguesia, na Sequeira. Fixámos também quatro novas caixas de correio na entrada principal do edifício – sede da Freguesia na Guarda-Gare, e uma das equipas da Junta de Freguesia realizou várias pequenas intervenções numa extensão de passeio na Avª dos Caminhos-de-Ferro, de modo a que possa ficar com condições de mobilidade para utilizadores de cadeiras de rodas. Realizámos os habituais trabalhos de corte e limpeza de vegetação na localidade de Alfarazes, no Bairro da Caixa, na zona da Pocariça e iniciámos nos Galegos e Sequeira que esperamos concluir no decurso da próxima semana. Fora do nosso âmbito de intervenção realizámos o corte de relva e limpeza no logradouro do Centro de Saúde de são Miguel e no Largo 1º de Dezembro limpámos as folhas e os ramos das árvores.

25 Jul - 29 Jul

Trabalhos realizados na 30ª semana de 2022: limpeza urbana, corte e varredura...
A 30ª semana fica anotada com a continuação das limpezas nos terrenos cuja propriedade nos pertence. Assim, concluímos no logradouro do Armazém de Alfarazes e depois mias 2/3 dias no terreno localizado junto ao Rio Noéme onde se encontram plantadas mais de centena e meia de árvores de fruto. Também no âmbito da limpeza urbana realizámos o corte e varredura, na Praceta de São Cristóvão e prosseguimos sem concluir ainda para e novamente Alfarazes onde só na próxima semana completaremos o corte e limpeza. Em sintonia com a Câmara Municipal providenciámos a colocação das últimas placas de toponímia em vários arruamentos da Freguesia. Prestámos a nossa colaboração à Associação de Jogos Tradicionais e à Cáritas Diocesana correspondendo às solicitações efetuadas. Na Sequeira ficou praticamente concluída a pequena intervenção que realizámos no conjunto dos edifícios do Forno Comunitário, casa da “recolha do leite” e nas instalações sanitárias. Deslocámo-nos ainda à EB1 das Lameirinhas onde realizámos intervenções pontuais. Concluímos a semana com a intervenção de corte e limpeza em dois terrenos localizados na Urbanização do Ferrinho e na rua Duque de Bragança.

18 Jul - 22 Jul

Trabalhos realizados na 29ª semana de 2022:cooperação no combate às chamas
Reiniciámos esta 29ª semana o trabalho de corte, limpeza e remoção de vegetação em excesso em zonas onde tal não deve acontecer. E, nesse sentido, o realizámos na Urbanização das Covas na escola EB 2,3 Carolina Beatriz Ângelo e depois em alguns caminhos nas Covas e no talude e em redor daquele estabelecimento de ensino. Também no Bairro do Pinheiro efetuámos a limpeza no logradouro da EB1 e no Jardim adjacente que, não sendo nossa competência, acabámos por cortar a relva, aparar os arbustos e varrer os detritos nos passeios que circundam a área relvada. O corte e remoção da vegetação intrusiva deu-se também na Rasa no “nosso” estaleiro, nos terrenos do Noéme, onde a tarefa não ficou concluída, e ainda em zonas próximas da Av. de São Miguel que, não sendo da nossa competência, acabámos por realizar o corte e limpeza pelo excesso e perigo subsequente. Regressámos também à horta comunitária onde terminámos, mais uma vez, a tarefa do corte da vegetação que cresce rapidamente em locais que pode colocar em perigo bens e pessoas acaso haja deflagração de incêndio. Também uma outra equipa de trabalhadores da Junta de Freguesia reforçou a impermeabilização dos tanques da Quintãzinha do Mouratão e iniciámos os trabalhos na área do forno da Sequeira e na antiga “casa de recolha do leite” onde queremos realizar algumas melhorias, devolvendo-a a alguma utilização. Na segunda-feira, alguns dos trabalhadores da freguesia cooperaram com os bombeiros e populares no combate às chamas que preencheram uma área florestal da freguesia e, felizmente, não afetaram habitações, mas algumas estiveram em perigo. O fogo iniciou-se numa quinta e evoluiu para as localidades de Carapito, Cabreira e depois na freguesia do Alvendre. Iniciou-se pelas 14h/15h00 e prolongou-se até ao início do dia de terça-feira, ficando durante a madrugada e o dia de 3ª feira algumas equipas que fizeram a vigilância necessária para o caso dos reacendimentos. Registamos aqui o denodo dos bombeiros e dos cidadãos que se juntaram por quase toda a área do fogo, que se associaram aos bombeiros e auxiliaram, e muito, com a força braçal e alguns equipamentos, a reduzir o impacto e progressão da força das chamas.

11 Jul - 15 Jul

Trabalhos realizados na 28ª semana de 2022: recolha de monos...
Esta 28ª semana do ano de 2022, ficou marcada pelo estado de contingência que se iniciou na sexta-feira passada prolongou-se até domingo, 17 de julho. Com este nível de alerta, em consequência das elevadas temperaturas, os trabalhos que habitualmente realizamos não puderam ter a continuidade devida. Por essa razão e para além da recolha de monos na segunda e terça-feira e depois da rega e manutenção na horta comunitária, o resto da semana foi apenas a atenção dada para a totalidade dos cemitérios da Freguesia. Em todos os 7 cemitérios da freguesia e não obstante o termos realizado ainda há 2 meses, voltou a ser necessário o corte e limpeza de todos eles, porquanto tivemos um claro crescimento da vegetação. Realizámos ainda a rega de todas as árvores de fruto que fomos plantando nos dois terrenos que mantemos na Urbanização das Covas/Giestas e nos terrenos do Noéme.