Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

13 Jun - 17 Jun

Trabalhos realizados na 24ª semana de 2022: festejos dos Santos Populares...
Uma 24ª semana do ano de 2022 em que os festejos dos Santos Populares – Santos da Guarda – obrigam a algum esforço de colaboração e apoio às associações e bairros que organizam, generosamente, esta grande festa na Guarda em cada bairro, num total de 12 bailes, seguidos de mais 3 dias de festejos no centro da cidade. A nossa colaboração, e para além da presença fica documentada com pedidos esporádicos das Associações ou moradores dos bairros que promovem os festejos. Durante esta semana prestámos esse apoio na Sequeira, no Bairro da Luz, nos Galegos, no Torrão e na Guarda-Gare e felicitamos todos aqueles que “perdem” algum do seu tempo para facilitar a toda a comunidade umas noites animadas. Outro esforço que temos de realizar e enquadra-se no âmbito das nossas competências é o corte e limpeza dos logradouros escolares sendo que esta semana apenas realizamos essa tarefa na EB1 do Bairro da Luz e a área envolvente, iniciando idêntica ação na escola EB 2,3 Carolina Beatriz Ângelo. Na Casa do Povo dos Galegos e após o procedimento concursal conseguimos apetrechar o futuro bar com o mobiliário adequado faltando agora equipamentos para o seu pleno funcionamento, mas o que está e foi montado satisfez a Associação Galugar que dinamizou a noite de 6ª feira dos “Santos da Guarda". Nos terrenos da freguesia onde plantámos umas centenas de árvores nos terrenos do Noéme e nas Covas procedemos ao desbaste da densa vegetação que, entretanto, crescer em demasia. No decurso da próxima semana completaremos esta tarefa. Colocámos um pequeno degrau na entrada do cemitério da Póvoa do Mileu e iniciámos uma verificação de toda a conduta instalada na horta comunitária que está a laborar na integra. De registar que no dia de segunda-feira e ainda na terça-feira foi necessário recolher os monstros urbanos e depois na quinta-feira foi de feriado religioso.

6 Jun - 9 Jun

Trabalhos realizados na 23ª semana de 2022: corte e limpeza de valetas e passeios...
Uma 23ª semana do ano em curso mais curta, mas ainda assim trabalhou-se até sábado da parte da tarde. Desde terça-feira até sábado e no quadro da assunção das competências da freguesia tivemos uma empresa contratada de sapadores que realizaram um valoroso trabalho de corte e limpeza de valetas e passeios em várias zonas da freguesia, a saber: estradas no Noéme, Sequeira, Calvário, Galegos, Barracão, Monte Barro, Quintãzinha do Mouratão, Gata, Pocariça e Alfarazes. Iniciámos também o nosso apoio às associações que vão dinamizar a iniciativa “Santos da Guarda”. Este apoio é dado no transporte de materiais necessários na limpeza e nas decorações. Assim, esta semana prestámos a colaboração em Alfarazes e no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Outra das competências que assumimos e continuamos a materializar é o corte da vegetação nos logradouros escolares e esta semana concluímos na EB 2,3 de Santa Clara, na EB1 da Santa Zita e na EB1 da Guarda-Gare e correspondendo a uma solicitação procedemos ao corte da erva rasteira em redor da Sé Catedral que cresce no lajedo. Realizámos ainda o corte da relva no Centro de Saúde na Guarda-Gare, procedemos à colocação de um sinal de informação que tinha sido retirado num ato de destruição gratuito e na Guarda-Gare junto à Rua Formosa procedemos à limpeza mais profunda de uma praça arranjando ainda algumas placas do pavimento e pintando os muretes ali existentes. E durante a semana, temos tido a recolha de monos durante o dia de segunda-feira e na quinta-feira uma deslocação à horta comunitária onde regámos as nossas culturas e realizámos algumas pequenas limpezas e arranjos de algumas questões que surgem no funcionamento da tubagem da rega.

30 Mai - 3 Jun

Trabalhos realizados na 22ª semana de 2022:corte e limpeza de vegetação...
A 22ª semana correspondeu um pouco à continuação do tipo de trabalho que vimos fazendo nesta altura do ano, nomeadamente o corte e a limpeza da vegetação que cresce mais rápido nesta fase do ano climatérico. Assim na área escolar e com o apoio ao JI de Alfarazes procedemos à limpeza e varredura da envolvente e do ringue no Bairro Nª Srª dos Remédios. Idêntico procedimento seguimos na EB1 da Guarda-Gare e EB2,3 de São Miguel tendo iniciado sem conclusão durante a semana a EB 2,3 de Santa Clara. Prestámos também a nossa colaboração à EB2,3 Carolina Beatriz Ângelo com a preparação do forno comunitário da Sequeira para a confeção de pão e biscoitos com uma turma do ensino especial. Concluímos depois a obra do pequeno alargamento na Rua do Espírito Santo na Sequeira restando agora a pavimentação do piso beneficiando assim a melhor circulação automóvel. Concluímos a semana dando a nossa colaboração à mordomia do Divino Espírito Santo na Sequeira com o transporte de equipamento e limpeza do logradouro da antiga EB1 da Sequeira, hoje sede da Associação da Sequeira.

23 Mai - 27 Mai

Trabalhos realizados na 21ª semana de 2022: logradouros escolares...
A 21ª semana correspondeu à continuação dos trabalhos de limpeza em vários locas da Freguesia. Concluímos a tarefa no Carapito de São Salvador e iniciámos na zona da escola C+S de São Miguel prestando a colaboração à Casa de Pessoal da ULS que vai organizar um fim-de-semana uma atividade desportiva no pavilhão de S. Miguel. Procedemos à limpeza da área envolvente e iniciámos dentro do próprio estabelecimento de ensino o mesmo trabalho. Houve ainda a necessidade de prestar colaboração ao Centro Paroquial da Sé com o transporte de alimentos e outro material bem como a desocupação de uma residência de cariz social. Por seu lado outra equipa de trabalho realizou a limpeza dos logradouros escolares nos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo do Bonfim e do Jardim de Infância da Sé. Continuámos na Sequeira os trabalhos de impermeabilização de tanques e resguardo de águas das nascentes com a colocação de torneiras e pequenas obras de remendagem no pavimento de cubos em alguns arruamentos. A finalizar a semana colaborámos com a Delegação Distrital da ANAFRE na preparação da sala/auditório do NERGA para a reunião de sábado, dia 28 de maio.

16 Mai - 20 Mai

Trabalhos realizados na 20ª semana de 2022: Proteção Civil,Tribunal ...
Uma 20ª semana do ano em que registámos temperaturas muito elevadas e um maior crescimento da vegetação intrusiva que naturalmente em alguns locais é necessário proceder ao seu corte, remoção e varredura. Assim continuámos a fazer no “Bairro da Caixa” e no Jardim dos Delírios aproveitámos depois para completar as tarefas nestes dois locais onde tínhamos iniciado já na semana anterior e preenchido ainda quase metade desta semana. Correspondendo a uma solicitação dos serviços da Proteção Civil procedemos também ao corte e varredura da vegetação nos canteiros e nos passadiços daquela entidade. Aliás esta semana correspondemos também à solicitação do Tribunal Judicial da Guarda e fizemos a limpeza geral do logradouro contíguo ao edifício na sexta – feira. Iniciámos já no final da semana a limpeza das bermas e valetas das vias de comunicação ao Carapito de São Salvador a partir do Bairro de São Domingos. No decurso da próxima semana completaremos essa tarefa. Já na Guarda-Gare finalizámos o corte de relva, pequenas desramações e mondar arbustos na extensão do serviço de Saúde do Centro de Saúde da Guarda-Gare em São Miguel, bem como no espaço relvado entre dois prédios. A horta comunitária mereceu também a nossa melhor atenção desde o corte da vegetação, à regra dos lotes sob a nossa responsabilidade bem como o enchimento dos potes para apoio dos trabalhos de rega dos hortelãos. A finalizar referir ainda os trabalhos desenvolvidos na Sequeira no arranjo e limpeza dos tanques bem como na rua de São Pedro onde foram remendados alguns buracos. Esta semana excecionalmente houve um entendimento com os trabalhadores da Junta e durante o dia de sábado procedemos ao corte e varredura da vegetação na área envolvente da escola secundária Afonso de Albuquerque.

9 Mai - 13 Mai

Trabalhos realizados na 19ª semana de 2022: limpezas e manutenção...
Renovámos nesta 19ª semana a limpeza do forno comunitário de Alfarazes porquanto no domingo realizámos a inauguração das obras de requalificação de todo o edificado. Paralelamente mantivemos o serviço de limpeza dos logradouros escolares no jardim-de-infância de Alfarazes, na EB 1 Ciclo das Lameirinhas e ainda iniciámos na escola Secundária Afonso de Albuquerque, mas teremos de realizar esta tarefa num dia de sábado pelo número de viaturas estacionadas durante os dias da semana. Também na extensão do Centro de Saúde de São Miguel procedemos ao corte da relva e mondámos as árvores e arbustos existentes. Logo ao lado e entre dois prédios realizámos tarefa idêntica. Ainda nas Lameirinhas e num caminho de acesso a várias propriedades concretizámos o corte de vegetação que já tapava o caminho. Uma outra equipa de trabalho completou a colocação de uma rede no estaleiro da Rasa e nos Coviais de Baixo, iniciou e completou a remoção de todo o entulho existente num casebre com 60m2 que a Junta adquiriu e se localiza junto do Forno comunitário que está também para ser completado oportunamente. Esta mesma equipa deslocou-se também à horta comunitária, como o procuraremos fazer semanalmente. Iniciámos o corte e a limpeza de vegetação agreste na zona e prédios contíguos à rua Duque de Bragança conhecida também pelo Bairro da Caixa. Mantém-se a tarefa na Sede do executivo da Freguesia da preparação da sala dos atos, para albergar a galeria dos ex. presidentes de Junta de Freguesia nas anteriores Freguesias – Sé, São Vicente e São Miguel – que deram origem à atual freguesia da Guarda. Entretanto e para além da recolha de monos, prestámos colaboração ao Moto Clube da Guarda, com o corte de vegetação junto à sua sede na Urbanização do Torreão.

2 Mai - 6 Mai

Trabalhos realizados na 18ª semana de 2022:bairros da Freguesia...
Foi ainda necessário regressarmos nesta semana ao corte da vegetação nas Barreiras e no Cemitério da Póvoa do Mileu que depois prolongámos idêntica operação nos cemitérios da Guarda-Gare e Senhora dos Remédios. Prestámos a nossa colaboração e cortámos a vegetação na parte dianteira do NERGA e procedemos à limpeza e corte de vegetação em excesso no largo contíguo à sede da Associação do Bairro de Nª Srª de Fátima onde também pintámos uns bancos. Na Rasa procedemos à limpeza e corte da vegetação na zona do estaleiro e no caminho que lhe dá acesso. Na Quintazinha do Mouratão procedemos à substituição das grades de pavimento… Depois foi necessário providenciarmos os últimos arranjos e limpezas no Forno Comunitário de Alfarazes bem como a limpeza dentro da localidade. Outros pequenos arranjos foi a pintura de dois muros na Sequeira e na Cabreira e um arranjo da entrada numa garagem no Carapito São Salvador. E pontualmente vamos prestando o nosso apoio ao desenrolar dos trabalhos na Horta Comunitária e mantemos a recolha dos monos à segunda-feira. A finalizar a semana e cumprindo com a nossa obrigação de proceder à limpeza da área envolvente dos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo da Sequeira, do Espírito Santo e iniciámos nas Lameirinhas.

25 Abr - 29 Abr

Trabalhos realizados na 17ª semana de 2022: Póvoa do Mileu e Barreiras...
A 17ª semana incluiu o feriado do dia 25 de abril pelo que apenas houveram quatro dias de trabalho que foram preenchidos com as tarefas na horta comunitária que ainda foram necessárias concretizar sendo que quase todas as semanas teremos por lá passar, seja para cortar vegetação para encher os depósitos, ou realizar alguma intervenção de manutenção. Também outro motivo para uma deslocação à horta prende-se com a necessidade de tomarmos conta do que a freguesia semeou e plantou em dois lotes e ainda vai agricultar num outro. Demos continuidade à limpeza urbana na área da Póvoa do Mileu e Barreiras que apenas concluiremos na próxima semana. Na Póvoa do Mileu realizámos, além do corte das ervas e varredura das ruas, a limpeza do cruzeiro e do tanque, bem como do Jardim de Infância da Póvoa do Mileu. Prestámos ainda a nossa colaboração e apoio à associação do Bairro Nossa Senhora de Fátima que vai organizar os festejos alusivos ao dia da Nossa Senhora de Fátima. Prestámos também apoio à organização dos festejos académicos com a cedência e presença no desfile académico.

19 Abr - 22 Abr

Trabalhos realizados na 16ª semana de 2022: horta comunitária...
A 16ª semana do ano em curso teve menos um dia de trabalho logo na segunda-feira a seguir à Páscoa na quinta – feira cumpriu-se o dia por inteiro. Durante os restantes dias da semana completámos a organização dos trabalhos da horta restando agora ainda 3/4 por entregar e mais alguns pequenos retoques que se farão posteriormente. Mas efetivamente todos os lotes estão disponíveis para serem agricultados. Na 6ª feira podemos prestar a nossa colaboração à `ACAPO” com o transporte de alguns sócios que foram participar numa sessão a Viseu. Nos outros dias da semana completámos a limpeza em Alfarazes e na Quintazinha do Mouratão e ainda procedemos à limpeza da vegetação no caminho que a Associação de Alfarazes utilizou depois no dia 25 numa atividade com bicicletas. Também a recolha de monos e a preparação da sala para a sessão da Assembleia de Freguesia acabou por preencher um, dos dois dias de trabalho, porque incluiu a desmontagem dos focos correspondentes à bandeira da Ucrânia e a limpeza na área envolvente à sede deliberativa na Guarda-Gare.

11 Abr - 7 Abr

Trabalhos realizados na 15ª semana de 2022:Alfarazes, Sequeira, Quintazinha do Mouratão...
A 15ª semana foi mais curta em consequência do feriado religioso da Sexta-feira Santa. Para além da habitual recolha de monos e da colaboração prestada à Cáritas Diocesana da Guarda, concluíram-se os preparativos da horta Comunitária com a marcação de todos os lotes individuais bem como o enchimento dos postes e da verificação do motor da realização de um acesso mais facilitado ao mesmo e veremos agora como se comportam todas as ligações que foram devidamente colocadas em todos os 4 talhões e lotes. A freguesia vai ter também de cuidar de dois lotes. Com as circunstâncias do tempo atmosférico nota-se já o crescimento da erva nos arruamentos, pelo que procedemos à limpeza em alguns dos bairros/localidades da Freguesia nomeadamente em Alfarazes, Sequeira, e Quintazinha do Mouratão. Rematámos também a colocação da rede de proteção e divisória do terreno que é pertença da Freguesia, na zona do Calvário. Na quinta-feira procedeu-se ao habitual almoço de convívio com os funcionários e à arrumação, manutenção de limpeza dos equipamentos utilizados durante a semana.