Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

11 Out - 15 Out

Trabalhos realizados na 41ª semana de 2021: caminhos rurais no Rio Diz, Pontão...
No decurso desta semana 41ª semana do ano de 2021 continuámos com a tarefa de cortar, desbastar e limpar/alargar os caminhos rurais no Carapito, Cabreira, Rio Diz e Urbanização do Pontão. Preenchemos a semana com este árduo trabalho que serviu também para desobstruir uma série de “condutas” de águas pluviais, evitando a degradação do pavimento térreo existente. Houve a necessidade de disponibilizarmos mais tempo para a recolha de monos. Em Alfarazes ainda foi possível iniciarmos na sexta-feira a regularização de um caminho térreo com a remendagem dos buracos existentes. Durante a semana foi necessário procedermos aos preparativos na sala de conferências da Freguesia na Guarda Gare com a finalidade de proporcionar as melhores condições para a instalação e tomada de posse dos novos eleitos para o governo da Freguesia no mandato 2021/2025.

4 Out - 8 Out

Trabalhos realizados na 40ª semana de 2021: limpezas no Carapito e na Cabreira...
Nesta 40ª semana do ano de 2021 demos continuidade ao trabalho de corte e limpeza da vegetação que crescia já em grande quantidade nas bermas e muros dos caminhos rurais e arruamentos do Carapito e da Cabreira. Ainda teremos agora de completar o serviço no caminho rural que liga o Carapito à Quinta do Pombo bem como a Urbanização do Pontão. Procedemos à colocação da tarja correspondente à iniciativa “Outubro Rosa”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro / Movimento Viver e Vencer. Cortámos, varremos e alindámos os arbustos no logradouro da extensão do Centro de Saúde em São Miguel bem como idêntica tarefa foi desenvolvida no largo contiguo ao edifício da Sede da Assembleia de Freguesia na Guarda-Gare e outros blocos habitacionais e vivendas unifamiliares. Houve ainda tempo, apesar do feriado, para resgatar uma série de monstros urbanos que começavam a amontoar-se junto de alguns ecopontos espalhados pela Freguesia, sucedendo o mesmo com os restos arbustivos das podas e corte de vegetação realizada pelos particulares que, não sabendo ou não querendo colocar no local devido, vão deixando junto às residências ou na proximidade dos ecopontos, o que não é enobrecedor da qualidade de vida!

20 Set - 1 Out

Trabalhos realizados nas 38ª e 39ª semanas de 2021: preparação das Eleições...
Esta nota informativa sobre os trabalhos desenvolvidos comporta excecionalmente o que se fez durante duas semanas. Uma primeira semana de 20 a 24 de setembro, que essencialmente serviu para ultimar a limpeza das escolas, a conclusão do tratamento / limpeza de alguns caminhos rurais, da Brioleija por exemplo, e conclusão dos de Alfarazes ao Noéme de Baixo e na zona da Pocariça. Depois e no final da semana foram dois dias de trabalho direcionados para a preparação do ato eleitoral autárquico com a preparação do material e colocação do mesmo durante o dia de 6ª feira e depois no domingo e segunda-feira a retirá-lo e arrumar para poder voltar a ser reutilizado. Na terça-feira foi o dia dedicado à recolha dos monos e depois o resto da semana cumpriu-se com a recolha dos restos arbustivos que abusivamente são deixados junto aos contentores; e, à limpeza nas localidades da Cabreira e Carapito. No Carapito fez-se também a limpeza do forno comunitário e em Alfarazes prosseguiram / reiniciaram as obras do forno comunitário com a colocação do chão e das pedras em granito.

13 Set - 17 Set

Trabalhos realizados na 37ª semana de 2021: caminhos em Alfarazes e na Sequeira...
A 37ª semana ficou marcada pela limpeza dos logradouros das escolas e dos jardins-de infância (JI) da Freguesia. Em acerto com a Câmara Municipal realizámos, sob a nossa responsabilidade, a limpeza das EB1 do Espírito Santo, Augusto Gil, Centro Escolar da Sequeira, Adães Bermudes, Lameirinhas, Alfarazes, Guarda Gare, Póvoa do Mileu e Bairro do Pinheiro; igual tarefa aconteceu nos JI. Entretanto ainda foi possível cuidar de caminhos, em Alfarazes e na Sequeira.

6 Set - 10 Set

Trabalhos realizados na 36ª semana de 2021: "poda" de árvores nos Galegos...
Como no sábado os trabalhadores da Junta de Freguesia estiveram todo o dia de serviço na desramagem e corte de árvores na localidade de Galegos, na segunda-feira desta 36ª semana não houve trabalhos! Depois na terça-feira foi o dia dedicado à recolha dos monos. O resto da semana foi preenchida com a limpeza dos logradouros escolares correspondentes à EB1 de Santa Zita, Espírito Santo e início da EB1 Augusto Gil. E com a colaboração da equipa de sapadores florestais foi possível completar a limpeza da estrada que liga o Parque Industrial às piscinas Municipais e mais concretamente até ao viaduto porquanto anteriormente tinha já sido cortada a vegetação contígua à estrada a partir desse viaduto. Houve ainda oportunidade de iniciar e completar o corte e limpeza da vegetação intrusiva na localidade da Sequeira, Bairro Nº Srª de Fátima, Bertas e na Rua dos Caminhos de Ferro.

30 Ago - 3 Set

Trabalhos realizados na 35ª semana de 2021: limpeza de logradouros escolares...
A 35ª semana do ano de 2021 correspondeu a continuação do trabalho anterior e ao início da limpeza dos logradouros dos estabelecimentos de ensino. Com a colaboração de uma equipa de sapadores florestais procedemos à limpeza urbana em Alfarazes e na rua Francisco Pissarra de Matos. Finalmente conseguiu-se chegar ao chafariz Mirafonso que agora ficou limpo de silvas e vegetação agreste que o cobriam na totalidade, bem como concluímos a limpeza e corte de vegetação na Urbanização do Pincho. Entretanto durante o dia de sábado com a contratação de equipamento especializado e com os nossos trabalhadores foi possível procedermos ao corte de árvores junto à ex escola dos Galegos, porquanto as mesmas cresceram em demasia e estavam já a penalizar outras infraestruturas. Iniciou-se ainda o corte da vegetação ao longo do caminho que, saindo do cemitério da Póvoa do Mileu vai entroncar depois na zona da Várzea e Parque Industrial. Esta semana tivemos uma maior carga de “monos” para carregar, o que obrigou a dois dias dedicados a essa tarefa. Como ao início referimos iniciámos, em articulação com a Câmara Municipal, a limpeza, corte, mondagem e desbaste das áreas arbustivas e pavimentadas dos estabelecimentos de ensino do pré- escolar e do 1º ciclo. No decurso desta semana efetuámos aqueles trabalhos no JI e EB1 de Alfarazes, bem como das Lameirinhas, Bermudes e Santa Zita.

23 Ago - 27 Ago

Trabalhos realizados na 34ª semana de 2021: chafariz e limpezas na Quintazinha...
Nesta 34ª semana, com uma equipa reduzida e face aos pedidos recebidos, foi necessário reservar dois dias para a recolha dos “monos urbanos”. Entretanto nos outros dias da semana regressámos aos trabalhos de corte e limpeza de áreas onde a vegetação cresceu em demasia e residem cidadãos. Cortámos, varremos e reforçámos a visibilidade num dos nós de acesso da VICEG às piscinas municipais, prolongando idêntico esforço na via de acesso do cemitério de Alfarazes ao Parque Industrial. Iniciámos mas não concluímos a limpeza e corte de vegetação na localidade da Quintazinha do Mouratão e depois na Urbanização do Pincho. Ainda na Quintazinha do Mouratão e depois na Rua General Póvoas conseguimos resolver as questões de ausência de água num chafariz e a reposição de cubos no arruamento mencionado. Foi ainda possível prestarmos a nossa colaboração e apoio à limpeza do átrio da Associação de Jogos Tradicionais que celebrou no sábado o seu aniversário. Também no campo de futebol do NDS e com a colaboração da equipa de sapadores florestais, cortámos a vegetação que cresceu no campo e na sua envolvente. Idêntica atenção tivemos com o tribunal da Guarda que ficou totalmente limpo de vegetação intrusiva e outros lixos acumulados.

16 Ago - 20 Ago

Trabalhos realizados na 33ª semana de 2021: recolha de "monos" e limpezas...
A 33ª semana do ano em curso correspondeu a um redobrado esforço para responder ao maior número de pedidos de recolha dos monos/monstros urbanos. Assim preenchemos um dia e meio com esta tarefa. No decurso do resto da semana procedemos à limpeza cortando e varrendo a vegetação intrusiva no Bairro da Fraternidade, colaborando com o pedido formulado. Também no Carapito de São Salvador prestámos o nosso apoio ao carregamento do material sobrante das obras de requalificação do pavimento que ainda continuam a decorrer. Outra colaboração que assumimos foi a desramagem, corte dos arbustos e a limpeza dos passeios contíguos à área verde localizada no Bairro do Pinheiro. Já para os últimos dias da semana procedemos ao corte e limpeza da vegetação no passeio das Lameirinhas, à rotunda da ULS e na Malmedra, tal como no Ferrinho fizemos o mesmo procedimento.

9 Ago - 16 Ago

Trabalhos realizados na 32ª semana de 2021: em Bairros/Urbanizações...
Continuámos nesta 32ª semana a tarefa da limpeza e asseio urbano nos bairros/urbanizações das Covas, Rosmaninhal, São Domingos, Torrão e ainda na zona da Rasa. Realizámos ainda a remoção da vegetação intrusiva no talude que ladeia os prédios na Avª Cidade de Salamanca. Completámos a limpeza na zona contígua à EN 18 e na Quinta do Bidarra. Voltámos esta semana a contar com a colaboração da equipa de sapadores florestais e procedemos à limpeza dos pomares da Freguesia nos terrenos do Noéme e na área contígua à Escola Carolina Beatriz Ângelo. Prestámos ainda a colaboração possível no adorno da rua Direita que iniciámos na semana anterior e colaborámos no transporte de material de Santana de Azinha que foi utilizado no Mercadinho Local promovido pelo CLDS e outras entidades.

2 Ago - 6 Ago

Trabalhos realizados na 31ª semana de 2021: apoio à decoração da R. Direita...
A 31ª semana do ano em curso de 2021 correspondeu a alguma diversidade nos trabalhos que vamos conseguindo realizar. Para além da limpeza urbana – com o correspondente corte / limpeza e remoção da vegetação agreste ou pelo menos incomodativa em zona urbanizada - realizada nas Urbanizações do Barrocal, Bairro da Luz, no acesso de um logradouro na Av. Almirante Gago Coutinho e na área envolvente do Jardim de Infância de Alfarazes, tivemos ainda a colaboração de uma equipa de sapadores florestais que realizaram trabalhos similares no talude entre a rua do Ferrinho e a Comandante Salvador do Nascimento bem como na rua do Calvário e Quinta das Terras. Iniciaram ainda a limpeza do logradouro na escola Secundária da Sé, mas para a próxima semana e tal como na Urbanização do Torrão é necessário regressarmos aos locais referidos e concluir as tarefas. Procedemos ao corte da relva nos canteiros que se localizam frente à gare ferroviária bem como as ervas daninhas junto ao mesmo edifício. Prestámos ainda a colaboração ao conjunto dos lojistas na rua Francisco de Passos - rua Direita - na decoração daquele arruamento porquanto vai estar encerrado ao tráfego automóvel e ali serão montadas esplanadas dos restaurantes sediados. Já na sexta-feira colaborámos com o CLDS e a CMG no transporte do equipamento necessário ao “Mercadinho Local” que decorreu no fim-de-semana na localidade de Santana D’Azinha. Por último damos conta da continuação das obras no forno comunitário de Alfarazes bem como do reinício das obras no cemitério da Guarda-Gare com a realização dos trabalhos de limpeza e pintura das paredes, dos gradeamentos e portões existentes.