Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

3 Jan - 7 Jan

Trabalhos realizados na 1ª semana de 2022:limpeza das bermas e valetas na Rasa
A primeira semana do ano de 2022 foi reduzida a apenas 4 dias de trabalho. Assim realizámos a recolha de monos que se estendeu por dois dias e procedemos à desmontagem e arrumo das decorações natalícias nos dois edifícios da Freguesia. Por outro lado completámos a reorganização, limpeza e arrumo de todos os 3 armazéns da Freguesia. Iniciámos o corte e limpeza das bermas e valetas na Rasa, nas Carreiras Velhas e na zona do cemitério da Guarda-Gare. Procedemos ainda à regularização de um caminho de acesso ao estaleiro da JF na Rasa e também de acesso a garagens particulares. Concluiu-se a semana de trabalho com uma passagem nos cemitérios da Freguesia.

28 Dez - 31 Dez

Trabalhos realizados na 52ª semana de 2021:Alfarazes...
A última semana do ano de 2021 correspondeu apenas a três dias de trabalho porquanto segunda e a sexta-feira corresponderam a dias de descanso. Nos três dias de trabalho fez-se a recolha de monstros urbanos, uma limpeza mais profunda nos fornos comunitários da Freguesia bem como em todos os cemitérios sob a nossa responsabilidade. Completou-se a arrumação dos armazéns da Freguesia ficando apenas o que se encontra em Alfarazes por completar a sua arrumação e limpeza. Fizeram-se ainda algumas recolhas de alimentos e arrumação dos mesmos. Em Alfarazes foi colocada uma proteção em ferro numa escadaria de acesso aos terrenos ainda agricultados pelo s nossos residentes naquela localidade. Iniciámos a limpeza e asseio na Avª de S. Miguel com o debaste de vegetação, corte de relva, varredura de pavimentos e grelhas de condução de águas pluviais. Organizou-se também a sala de conferências da Freguesia para acolher a sessão ordinária de Assembleia de Freguesia que decorreu no dia 29 de dezembro.

20 Dez - 23 Dez

Trabalhos realizados na 51ª semana de 2021:entrega de cabazes
Chegámos à penúltima semana do ano de 2021 com a presença mais forte e continuada da pluviosidade que neste outono/inverno praticamente ainda não tinha marcado presença. Com a precipitação registada em quase todos os dias desta semana foi necessário procurarmos acompanhar as suas consequências nos caminhos rurais onde em alguns deles foi necessário a colocação de touvenant e reabrir os boeiros para a água superficial poder abandonar os caminhos. Outra tarefa relevante nestas duas últimas semanas refere-se à organização dos cabazes alimentares num total de mais de meia centena que fizemos com a indispensável colaboração do Sr. Jean Pina, emigrante em França, que nos últimos anos tem realizado múltiplas ações de solidariedade. Apesar da precipitação foi possível ainda assim continuar e concluir as tarefas de varredura, corte e limpeza das áreas de vegetação em redor dos prédios da urbanização conhecida por “Bairro da Caixa” na Rua Duque de Bragança e progredimos também na mesma tarefa para o Jardim dos Delírios. Procedeu-se ainda à limpeza das flores que se vão espalhando pelos cemitérios da freguesia. Nesta penúltima semana do ano concluiu-se a obra da requalificação do Forno Comunitário de Alfarazes cujo início foi no mês de julho. Foram efetuados os remates finais, a colocação das louças sanitárias, o termo acumulador, iluminação e as limpezas finais de todo o interior e exterior do forno comunitário.

13 Dez - 17 Dez

Trabalhos realizados na 50ª semana de 2021:Conclusão do muro nos Galegos
Na 50ª semana do ano em curso, concluiu-se a realização do muro em pedra localizado em frente à Casa do Povo dos Galegos. Dotou-se a via pública de maior largueza e regularizou-se as “curvas e contra curvas” do muro existente. Entretanto completámos a limpeza urbana na localidade de Alfarazes e iniciámos o mesmo procedimento no “Bairro da Caixa” que continuaremos na próxima semana. Também no caminho que iniciámos na semana anterior entre a Gelgurte e Alfarazes, realizámos o que foi possível e concluímos a tarefa até onde pode ser considerado como caminho público. Entretanto conseguimos com a colaboração dos nossos funcionários realizar e organizar cerca de meia centena de cabazes natalícios.

6 Dez - 10 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2021:Carreiras Velhas e na Quinta das Terras
Continuámos na 49ª semana ainda a cuidar dos caminhos rurais e nesta oportunidade principalmente a cortar a erva e acentuar as valetas e saídas de água pluvial. Assim o fizemos no caminho das Carreiras Velhas e na Quinta das Terras, sendo que efetuámos um maior corte na vegetação de um caminho que ficou agora plenamente transitável e que permite a ligação entre as Carreiras Velhas e a Cabreira que estava praticamente cheio de vegetação por já alguns anos não realizarmos a intervenção necessária. Um outro caminho onde iniciámos idêntica tarefa e veremos na próxima semana o que se consegue concretizar é o que supostamente liga Alfarazes à zona da Gelgurte mas está praticamente intransitável até para circulação pedonal. Veremos na próxima semana o que conseguimos realizar unindo o início e o final do caminho que pode estar cortado em algum local do seu percurso. Realizámos também a limpeza no Bairro Nossa Senhora de Fátima nomeadamente nas caldeiras das árvores e nos passeios e bermas dos arruamentos daquela área residencial da freguesia. Continuou a construção do Muno frente à casa do Povo dos Galegos e ainda demorará mais uma semana pelo menos a conhecer a sua conclusão. Concluída ficou a requalificação do forno comunitário de Alfarazes para onde agora falta adquirir o equipamento necessário para ser amassado o pão.

29 Nov - 3 Dez

Trabalhos realizados na 48ª semana de 2021:nos Galegos
A 48ª semana do ano de 2021 viu iniciar-se a construção do muro na localidade dos Galegos, localizado na via com a qual é contíguo o edifício da Casa do Povo. Trata-se de uma intervenção sob a responsabilidade financeira da Junta de Freguesia e visa proceder a um melhor alinhamento do perfil do arruamento em causa, que irá sofrer um ligeiro alargamento, mas o principal objetivo é a regularização e o alinhamento do existente que é apenas uma divisória. No sábado trabalhou connosco uma motoniveladora que realizou um bom trabalho no caminho do Cabroeiro e durante a semana procedeu-se ao corte da vegetação que já crescia para a zona de circulação. Acentuámos também as áreas de escoamentos das águas pluviais. Não foi ainda possível fazermos transitar um cilindro por este caminho pela avaria do mesmo. Trata-se de uma colaboração com a CMG que tem cedido o cilindro por estas duas últimas semanas. Para além deste caminho iniciámos também idêntica tarefa na rua das Carreiras Velhas que continuará na próxima semana, Para além da recolha dos monos continuámos também a colaboração nas decorações natalícias das duas sedes da Freguesia, recordando que esta semana contemplou um dia de feriado pelo que houve uma redução do trabalho a efetuar.

22 Nov - 26 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2021: regularização de caminhos...
No decurso da semana iniciámos os preparativos da decoração natalícia das duas Sedes da Freguesia que se prolongarão ainda por mais uns dias. Podemos afirmar que está praticamente concluída a obra de requalificação do Forno de Alfarazes, faltando apenas os elementos elétricos e os sanitários. Já nas Lameirinhas realizámos, com recurso a uma empresa da especialidade, a impermeabilização de um terraço cuja área comercial situada por baixo é propriedade da Freguesia. Continuámos a preocupação com a regularização possível de alguns caminhos rurais com a passagem de uma motoniveladora, do cilindro e do corte de vegetação nas bermas, bem como na abertura dos bueiros para o curso das águas pluviais. Realizámos neste âmbito intervenção nos caminhos da Quinta das Terras, Quintãzinha do Mouratão e Cabroeiro. Esta tarefa continuará na próxima semana.

15 Nov - 19 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2021: nos logradouros escolares...
A 46ª semana correspondeu à realização de algumas tarefas de limpeza/asseio urbano e colaboração prestada a algumas solicitações que vão sendo realizadas nos balcões da Freguesia. Assim cooperámos com um docente da Escola Secundária da Sé, que pretende plantar várias dezenas de árvores e fizemos as covas necessárias para a plantação das novas árvores. Depois procedemos à limpeza dos logradouros escolares do jardim-de-infância e da escola básica do 1º Ciclo de Alfarazes. Fizemos também algumas desramagems em árvores que estavam com os ramos a incomodar a passagem, nos passeios e em algumas vias. Demos início e concluiremos a limpeza da Sequeira na sua parte mais antiga chegando ainda a proceder à limpeza de vegetação contígua às margens e leito do curso de água que procede da Rasa e vai juntar-se ao rio-Diz. A nossa ação centrou-se mais na zona residencial. Durante três dias e após a contratação de uma empresa foi concretizada a obra de impermeabilização da cobertura de um armazém de que a Freguesia é detentora, mas arrendada a uma empresa têxtil. A finalizar encontram-se as obras no forno comunitário de Alfarazes onde foi realizada a fase inicial da pintura interior e exterior, a colocação da banca, das janelas e da porta, bem como do chão, restando agora muito pouco para que o forno comunitário possa ser entregue à população e outras entidades que o queiram utilizar.

8 Nov - 12 Nov

Trabalhos realizados na 45ª semana de 2021: nos caminhos rurais...
No decurso da 45ª semana mantivemos em geral as mesmas tarefas da semana anterior. A recolha dos monos urbanos na segunda e ainda na terça-feira, mas com menos expressão o que permitiu a conclusão da limpeza, corte e desobstrução de valetas nas localidades de Monte Barro e Quintazinha do Mouratão onde também os tanques foram lavados. Garantiu-se igualmente uma nova ronda pelos cemitérios da Freguesia face à maior quantidade de flores ali colocadas pela ocasião do dia 1 de novembro. Na obra do forno comunitário foi completado o devido reforço do telhado, montada a banca e colocados os mosaicos que preenchem o chão da sala e do WC do forno. Deu-se também sequência a uma melhor regularização das plataformas da circulação dos vários caminhos rurais da Freguesia pouco ficando agora por concluir. Assim, a partir de sábado e até quarta-feira a motoniveladora passou nos caminhos da Brioleija, Quinta das Terras, Coviais de Baixo, Galegos, Monte Barro, PLIE, Carreiras Velhas, Alvendre Zambito e Guarda - Vale de Estrela. Mais uma vez e antes do tempo mais agreste para os caminhos, com a vinda das chuvas, procurámos realizar o melhor possível a regularização do piso térreo em todos os caminhos e foram acentuadas as valetas e reforçadas as saídas das águas pluviais.

30 Out - 5 Nov

Trabalhos realizados na 44ª semana de 2021: reparações na via pública...
A 44ª semana do ano de 2021 correspondeu apenas a 4 dias de trabalho, não obstante durante o fim de semana prolongado (30 e 31 de outubro e 1 de novembro) os funcionários da Freguesia organizaram escalas de modo a passarem duas vezes por dia em cada um dos 7 cemitérios da Freguesia, garantindo um maior asseio nos cemitérios nestes dias onde o afluxo dos cidadãos é maior face ao dia de "Todos os Santos". Já na terça-feira, todo o dia de trabalhos foi dedicado à recolha de monstros urbanos e alguns restos dos cortes de arbustos nos logradouros de residências de cidadãos. O resto da semana cumpriu-se na permanência na localidade de Monte Barro onde vamos realizar as habituais limpezas e cortes de vegetação, desobstrução das valetas para a escorrência das águas pluviais e outras pequenas intervenções. Houve ainda oportunidade de realizar pequenas reparações na “via pública”, no Bairro do Pinheiro e na Guarda-Gare. Reiniciaram as obras no Forno Comunitário de Alfarazes, que esta semana ficou praticamente com o telhado colocado, sendo que ainda não foram colocadas as telhas de vidro. Esperemos que a obra possa ter uma continuidade permanente, tem andado mais lentamente do que o desejado, mas pouco falta para o pão ali poder de novo ser cozido. A finalizar a semana e com o recurso à contratação de uma motoniveladora iniciámos a regularização de alguns caminhos públicos acentuando as valetas e tapando os buracos de modo a melhor prepará-los para as chuvas e para compatibilizar com a circulação de pessoas e viaturas de apoio aos trabalhos agrícolas. Iniciámos também a recolha de “alimentos” preparando a campanha de cabazes de Natal e neste caso acolhemos com agrado a colaboração do Sr. Jean Pina que ofereceu já alguns géneros alimentícios. Na próxima semana estas três últimas tarefas terão ainda a sua sequência.