Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

19 Jul - 23 Jul

Trabalhos realizados na 29ª semana de 2021: limpeza urbana...
Durante esta 29ª semana continuámos com as tarefas de limpeza, corte e asseio urbano nos seguintes locais: • Av. de S. Miguel; • Urbanização das Águas Santas; • Lote na proximidade do edifício da CEDIR; • Caminho, arruamentos e logradouros na zona da Mariavela; • Cemitério da Guarda-Gare; • Urbanização da Meia-Lua; • Rua do Repouso; • Envolvente do Edifício do Centro de Saúde de São Miguel na Guarda-Gare.

12 Jul - 16 Jul

Trabalhos realizados na 28ª semana de 2021: conclusão de uma vala nos Galegos...
No decurso desta 28ª semana continuamos com apenas cinco funcionários a proceder às tarefas associadas à limpeza urbana. Realizámos o corte e a limpeza da vegetação intrusiva nas localidades do Rio Diz, Urbanização do Pontão e do Camalhão. Entretanto efetuámos a limpeza da mina do chafariz das Barreiras. Completámos também junto à Casa do Povo dos Galegos a realização de uma vala para a instalação do gás que significou um dia e meio de trabalho. Apoiou-se ainda na horta comunitária o corte de alguma vegetação e um novo arranjo do motor.

5 Jul - 9 Jul

Trabalhos realizados na 27ª semana de 2021: limpeza urbana...
A 27ª semana do ano de 2021 continuou marcada com o que é a nossa principal tarefa no tempo de verão, que quase se reduz ao corte e limpeza da vegetação intrusiva em várias zonas residenciais e localidades da Freguesia. Há sem dúvida um atraso maior este ano no que toca à realização atempada daquela tarefa seja pelo crescimento exagerado da vegetação e também da nossa parte com uma quantidade reduzida de trabalhadores. Apenas temos quatro/cinco pessoas para procurar responder ao que vai surgindo e ao trabalho e locais a que habitualmente temos a responsabilidade de realizar. No decurso desta semana concluímos finalmente a limpeza no Bairro do Pinheiro e na Quinta da Sardinha. Sem concluir estivemos também na limpeza da vegetação agreste no Bairro do Torrão e completámos uma passagem no ribeiro das Enguias. Procedemos ainda à abertura de uma vala junto à Casa do Povo dos Galegos que na próxima semana servirá para a ligação do gás natural e prestaremos também a devida colaboração. Após esta ligação fica por alterar para subterrânea a atual ligação elétrica que atualmente é aérea. No início da semana prestámos a nossa colaboração ao núcleo da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa na deteção de uma eventual fuga de água, mas não foi possível completarmos o serviço pelo que lá teremos de regressar.

28 Jun - 2 Jul

Trabalhos realizados na 26ª semana de 2021: limpeza dos caminhos rurais...
Voltámos a contar com a colaboração de uma das equipas de sapadores florestais e nesta 26ª semana foi a vez da ACRIGUARDA que na segunda e terça-feira com os colaboradores da Freguesia realizaram o corte e a limpeza da vegetação que tinha crescido em demasia no Caminho do Cabroeiro, nos caminhos próximos do Bairro da Luz, a estrada do Canil e das Casetas. Já em mais dois dias da semana os trabalhadores da Freguesia fizeram o mesmo serviço no Carapito, na estrada de acesso aquela localidade e na rua da Ferrinha. Reiniciámos também a limpeza dos cemitérios da Freguesia concluindo a tarefa em Alfarazes, Carapito e junto à capela da Póvoa do Mileu. Reservámos ainda o tempo necessário para colaborarmos com o Clube Escape Livre na preparação e acompanhamento da iniciativa alusiva à Cápsula do Tempo que decorreu no dia 01 de julho junto à Torre de Menagem. Finalizámos a semana com a desobstrução de um terreno da Freguesia em Alfarazes e a preparação da Sala do Povo dos Galegos, bem como a distribuição nas localidades de Galegos e Alfarazes de um convite à população para que possam estar presentes numa sessão pública

21 Jun - 25 Jun

Trabalhos realizados na 25ª semana de 2021: limpeza na área exterior de Escolas...
Com a equipa reduzida a cinco colaboradores e a quantidade de solicitações recebidas na Freguesia temos de facto bastante dificuldade em corresponder ao que é justo e necessário numa cidade como a Guarda, no que à limpeza urbana diz respeito. E esta 25ª semana correspondeu praticamente e só, e mesmo assim incompleta, à limpeza da urbanização das Covas onde se inclui o “pomar” de quase três dezenas de árvores de fruto e ainda o interior e envolvente do edifício da EB 2,3 Carolina Beatriz Ângelo. Mas não conseguimos concluir a tarefa por entretanto ter sido reclamada a nossa presença no corte e limpeza do relvado na extensão do Centro de Saúde na Guarda-Gare, a área Verde da EB1 Adães Bermudes, na sede do NERGA e por fim conseguimos ter o tempo necessário para limpar a área envolvente ao ringue polivalente localizado no bairro de São Domingos.

14 Jun - 18 Jun

Trabalhos realizados na 24ª semana de 2021: limpeza nos Bairros...
No decurso da 24ª semana voltámos a contar com a presença e colaboração, em dois dias, das equipas de sapadores florestais de Valhelhas e Fernão Joanes. Em articulação com a Câmara Municipal, com a equipa dos nossos trabalhadores e as equipas de sapadores procurámos iniciar, continuar e completar o corte e limpeza da vegetação intrusiva nos Bairros da Luz, Póvoa do Mileu, Barreiras e, ficou também praticamente concluída a mesma ação, no Bairro do Pinheiro. Também na Sequeira iniciámos e concluímos o corte e a limpeza da vegetação intrusiva. Correspondemos ainda à Associação da Sequeira cortando e limpando todo o logradouro envolvente à sua sede. Procedemos a idêntica intervenção na EB1 do Bairro da Luz e no tanque da Póvoa do Mileu; colocámos uma torneira no chafariz do Bonfim. Na sexta-feira com a trovoada dedicámo-nos quase em exclusivo à limpeza e desobstrução dos sumidouros em algumas das estradas da Freguesia.

1 Jun - 11 Jun

Trabalhos realizados nas 22ª e 23ª semanas de 2021: limpezas em Alfarazes...
O conjunto destas duas semanas coincidiu com dois feriados na quinta–feira: 3 e 10 de junho! Optámos então por um horário mais alargado de segunda a quarta-feira permitindo assim que não se trabalhasse nas duas sextas-feiras. Na segunda semana tivemos a boa colaboração de duas equipas de sapadores florestais – Fernão Joanes e Valhelhas – que em articulação com a Câmara Municipal e os nossos trabalhadores realizaram tarefas de corte de vegetação em vários arruamentos da Freguesia. Para além da recolha dos monos e da desramagem de algumas árvores nos Galegos procedemos à limpeza urbana em Alfarazes, na Urbanização do Pincho, no Bairro da Caixa e na estrada do Barracão. Procedeu-se ainda ao apoio à Associação de Alfarazes na limpeza da barroca e do terreno onde se localizam as esculturas das lavadeiras, para preparar o filme alusivo ao tema da “Boneca do Bairro”. Por último completou-se a limpeza na horta comunitária e também uma pequena obra de reparação no casebre que abriga o motor da rega. No cemitério da Guarda-Gare continuaram os trabalhos de pintura dos muros e da limpeza das pedras e no muro principal, para mais tarde também serem pintados.

24 Mai - 28 Mai

Trabalhos realizados na 21ª semana de 2021: nas Escolas, caminhos rurais...
Dedicámos esta 21ª semana ao corte e limpeza de alguns locais que são pertença da Junta de Freguesia, nomeadamente o estaleiro na Rasa e os terrenos no Noéme de Baixo, que concluiremos na próxima semana. Entretanto prestámos colaboração na EB1 da Santa Zita, da Póvoa do Mileu, do Espírito Santo e nos Jardins de Infância de Alfarazes e também da Póvoa do Mileu, para realizar uma limpeza geral a todos os logradouros com o corte da vegetação, mondámos os arbustos e desramámos alguns ramos de árvores. Recorremos ao aluguer de uma máquina niveladora para regularização e reforço da capacidade de drenagem do piso, no caminho que liga Guarda a Vale de Estrela na zona da Cadeia/Cemitério da Guarda. E com esta tarefa realizada completámos a manutenção dos quatro principais caminhos rurais da Freguesia que agora se encontram em melhor estado de conservação e facilitam a circulação rodoviária e pedonal.

17 Mai - 21 Mai

Trabalhos realizados na 20ª semana de 2021: limpeza de logradouro escolar...
A equipa de trabalho externo da Freguesia encontra-se reduzida a quatro trabalhadores pelo que não vamos conseguir atempadamente dar resposta ao conjunto de solicitações, que por esta altura do ano acontecem em maior número. Ainda assim e para além da recolha dos monos urbanos que é realizada na segunda-feira também esta semana foi necessária a terça – feira para concluir as recolhas. Nos restantes dias da semana prestámos a colaboração à EB1 ciclo da Guarda-Gare com o corte da vegetação e limpeza do logradouro escolar bem como do ringue polivalente partilhado também com a comunidade. Ainda na Av. da Estação voltámos a cortar a vegetação já crescida nos taludes adjacentes aos passeios. Preparámos depois o mastro para receber e ser hasteada a Bandeira Verde das Eco-Escolas que este estabelecimento brilhantemente voltou a ganhar. Completámos entretanto a limpeza dos taludes e das paredes da horta comunitária bem como a colocação do motor que auxiliará a rega de cada uma das parcelas agricultadas. No final da semana, e para além da manutenção das máquinas e viaturas, procedemos à limpeza, corte e mondar dos arbustos no Cemitério da Guarda-Gare e também no da Póvoa do Mileu, onde foi necessário alisar o terreno do talhão onde entretanto foram sepultadas mais duas pessoas. Continuaram as pinturas no cemitério da Guarda-Gare e concluiu-se a colocação do guarda-vento na Casa do Povo dos Galegos.

10 Mai - 14 Mai

Trabalhos realizados na 19ª semana de 2021: pinturas na Sede Deliberativa...
A 19ª semana iniciou-se com a recolha de “monos urbanos”, a qual ocupou a equipa, agora mais reduzida, da Freguesia para a área externa, , No resto da semana foi possível concretizar a pintura de dois locais no Edifício– Sede deliberativa da Freguesia, na Guarda-Gare, nomeadamente na “casa do elevador” e num WC da cave do edifício. Foi necessário proceder à limpeza das paredes afetadas com humidade e depois realizar as pinturas com uma tinta a servir de primário e depois a camada de tinta definitiva. Noutro plano de trabalho prestámos colaboração na limpeza na área exterior do Núcleo Sportinguista da Guarda. Já na envolvente da Casa do Povo dos Galegos procedemos ao corte e limpeza da vegetação intrusiva e concluímos a semana com a colocação de uma camada de tou-venant a toda a volta do edifício procurando evitar o crescimento da vegetação e reduzir os impactos negativos junto das pareres do edifício. Na urbanização das 7 Bicas iniciámos a limpeza de um caminho que tinha já muita vegetação, a inviabilizar esse mesmo caminho. De realçar ainda que se concluiu a colocação de um guarda-vento na casa do Povo dos Galegos; e, no cemitério da Guarda-Gare, sob a nossa responsabilidade, continuam as obras finais neste caso da pintura da capela e de algumas paredes. Estes trabalhos ainda vão prolongar-se com lavagens / limpeza das paredes em pedra e os lancis existentes.