Notícia
Falou-se sobre a Doença da Diabetes
A Freguesia da Guarda dando continuidade ao protocolo “FRAD”, Frente Rotária Anti Diabetes” celebrado entre a ANAFRE e os Rotários de Portugal, associou-se uma vez mais aos Rotários da Guarda e à Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda para continuar a ação de rastreio da doença da diabetes.Recordamos que já realizamos duas atividades de rastreio da doença da diabetes, uma no mercado municipal, outra com a realização de uma caminhada na freguesia.
Desta vez fomos até à Associação Cultural E De Melhoramentos Do Bairro De Nossa Senhora De Fátima conversar sobre a diabetes.
A ação decorreu sob a orientação de médicos e enfermeiros da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, tendo efetuado questionários de avaliação e medição da glicémia.
Às perguntas e dúvidas dos presentes na Associação, os médicos, nutricionista e enfermeiros responderam de forma sábia e esclarecedora a todas as questões.
O debate centrou-se na doença, mas, sempre com a preocupação de incentivar a população a ter um equilíbrio entre a alimentação saudável e a prática de exercício físico.
Estes fatores, alimentação saudável e prática regular de exercício físico, contribui de forma significativa para uma melhor qualidade de vida do cidadão e contribui ativamente para um envelhecimento ativo e saudável.
Não é demais referir que a Freguesia da Guarda promove e incentiva a prática regular de exercício físico com as aulas de educação física disponíveis em vários locais da cidade.
Na Associação estiveram presentes cerca de meia centena de pessoas.
Agradecemos à Associação Cultural E De Melhoramentos Do Bairro De Nossa Senhora De Fátima na pessoa do seu Presidente, Professor Gabriel Fonseca, da forma como organizou, nos recebeu e nos presenteou com diversas sobremesas feitas sem adição de açúcar.
É intenção da Freguesia da Guarda levar estas iniciativas a outras Associações da nossa Freguesia.
Estejam atentos!
29-11-2022
Comentários