Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Aniversário da Cidade da Guarda

Aniversário da Cidade da Guarda

Domingo, 28 de dezembro foi dia de festa na Guarda que evocou os 823 anos sob a outorga do Foral à Guarda pelo rei fundador e com o cognome O Povoador, D. Sancho I.

O dia começou com a noite de fados na praça Luís de Camões (Praça Velha) e iniciou-se frio, mas muito agradavelmente com a Guarda de honra materializada pelo Regimento de infantaria de Viseu junto à estátua do nosso rei, na mesma praça. Fomos ainda obsequiados com dois temas musicais interpretados pelos alunos do I Ciclo e a leitura de um "manifesto pela Guarda" por um dos alunos.

Seguiu-se a cerimónia principal na sala da Assembleia Municipal onde vários cidadãos /entidades receberam as medalhas de prata pelo reconhecimento do seu empenho e exemplo de cidadania. Para que conste e como forma de agradecermos também deixamos a lista dos laureados:
Atribuição de medalhas de mérito municipal – Grau prata a Guardenses e a instituições com merecido destaque: a Laurindo Prata e Manuel Geada Pinto, a título póstumo; a Cunha Rasteiro, Virgílio Ardérius e à Fundação José Carlos Godinho. Foram ainda atribuídas Medalhas de Excelência e Dedicação a funcionários aposentados do Município da Guarda.

Foram várias as intervenções proferidas e com referência à do Sr. Presidente da CMG que mencionou a economia, criação de emprego/ fixação de pessoas como sendo a mola principal para o nosso desenvolvimento. Falou em cerca de 500 postos de trabalho e criar durante o mandato autárquico.

No período da tarde destaque para a inauguração do Centro Tecnológico onde já se encontram algumas empresas a laborar e para todo o mundo.

A finalizar a tarde e pelo respeito que nos merecem foram apresentados os “novos” topónimos de alguns arruamentos cujos nomes reportam-se a cidadãos ilustres da nossa terra ainda muito presentes no nosso quotidiano a saber: rua Tiago Gonçalves, jovem advogado e deputado municipal que faleceu muito novo e o parque Laurindo Prata, empresário ligado ao setor agrícola e automóvel que deixou um legado de trabalho e voluntarismo na “sua” Póvoa do Mileu.

Em memória da história local bem recuada o arruamento dedicado ao 1º Bispo da Guarda, de seu nome, D. Martinho Pais.
Já à noite no grande e repleto auditório do TMG o espetáculo de Teresa Salgueiro, Tim e Maria João Pires, que encantaram as centenas dos guardenses presentes.

Parabéns à Guarda, cidade dos 5F´s: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa.
 

29-11-2022

Comentários