Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

"Passadiços do Mondego"

"Passadiços do Mondego"

No domingo dia 6 de novembro foram inaugurados, pela Srª Ministra da Coesão Territorial, os Passadiços do Mondego.

No discurso proferido, os Passadiços do Mondego "são da Guarda, são da região, são do país, mas são do mundo e vêm valorizar ainda mais" o "riquíssimo património da humanidade" que abrangem.

Os Passadiços do Mondego representam um investimento de quatro milhões de euros, cofinanciados a 85% por fundos europeus, no âmbito do Centro 2020.

Estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, e permitem, ao longo de 12 kms uma vista extraordinária e única sobre o Mondego e os seus afluentes.

Começam junto à barragem do Caldeirão, estendendo-se depois pelo vale do Mondego, e também pelas localidades de Trinta, Vila Soeiro e terminando em Videmonte. Através do seu itinerário podemos ter também acesso a geossítios como o Miradouro do Mocho Real, escombreiras e cascalheiras do Alto Mondego e ainda os vestígios de património industrial de antigas fábricas e engenhos de lanifícios ou de produção de eletricidade.

Contam com uma seleção disponível de três percursos de dificuldade variável - O Percurso Completo que se estende ao longo 12 km com uma duração aproximada de 4h / 5h horas (Barragem do Caldeirão – Videmonte); O Percurso Familiar com uma extensão de 2 Km (Videmonte – Açude dos Trinta) e ainda o Percurso Mobilidade Reduzida também com 2kms (Vila Soeiro – Central – Ponte Suspensa (Engenho do Pateiro)

Qualquer um dos percursos será certamente uma experiência inesquecível, um trajeto que mostrará toda a beleza da Serra da Estrela e que esperamos ser um grande impulsionador do turismo da região, um foco de atenção para quem ainda não a conhece e   “onde até as estrelas brilham mais”, nas palavras da Srª Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.


 

Galeria de fotos

09-11-2022

Comentários