Notícia
6ª edição do SIAC
Foi esta sexta feira, dia 4, oficialmente inaugurada a 6ª Edição do SIAC, Simpósio Internacional de Arte Contemporânea na cidade da Guarda.Esta edição, ocorre pela primeira vez na época do outono, entre os dias 3 e 13 de novembro. A iniciativa vai decorrer em vários locais da cidade, desde logo o Museu, o Quarteirão das Artes, Quarteirão Associativo, ruas da cidade e Capela do Solar dos Póvoas.
A 6ª edição tem como tema, “Rasgos de Lucidez”, uma evocação ao nosso escritor José Saramago e da sua obra “Ensaio sobre a Lucidez” que este ano comemora o centenário do seu nascimento. O simpósio pretende assim associar-se às comemorações e relevar a importância da pessoa e do escritor que foi, José Saramago.
A cerimónia de inauguração foi acompanhada por um recital de música brilhantemente interpretada por dois jovens músicos, Duarte Andrade e Diogo Andrade, irmãos e naturais do distrito da Guarda. Ainda durante a cerimónia de inauguração podemos ver a exposição “Verdes moradas”, uma coletiva de 4 grandes nomes da arte contemporânea nacional, Inez Teixeira, Jorge Feijão, Maria Capelo e Duarte Belo e com curadoria de Nuno Faria, que representa a parceria com a Fundação Carmona e Costa.
A Freguesia da Guarda felicita o Município da Guarda por esta importante iniciativa de âmbito cultural, de grande relevância pela qualidade das obras apresentadas e expostas pela primeira vez em público.
O Museu da Guarda merece uma visita bem como todos os locais onde vai decorrer o SIAC.
Pode consultar o programa aqui.
08-11-2022
Comentários