Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Visita às Escolas e Jardins de Infância

Visita às Escolas e Jardins de Infância

Realizámos ao longo da semana passada uma visita a todas as escolas primárias e Jardins de Infância que, mais um ano letivo, acolheram os projetos da Freguesia. Neste ano letivo de 2022/2023 são 11 as escolas que se encontram a trabalhar o projeto “Estou Atento, Aprendo melhor".

São 364 os alunos do 1º e 2º ano de escolaridade que, ao longo de 1 sessão por semana, com a presença da professora titular e das psicólogas do Gabinete de Psicologia “5 Sentidos” desenvolvem atividades lúdicas e pedagógicas com o objetivo de aumentar a capacidade de atenção e concentração, reforçando  as condições para as aprendizagens escolares, ao mesmo tempo que se fornecem ferramentas que dotam os alunos de melhores competências no seu  relacionamento social e  a capacidade de autorregulação tanto a nível emocional como comportamental.

Continuamos a acreditar no projeto, e vemo-lo com uma importância renovada num ano letivo pós pandemia, que se reveste de um desafio ainda maior pela necessidade de recuperação das aprendizagens e pelo retomar de uma socialização normal. No ensino Pré-Escolar, 6 docentes da área da Educação Física e da Música continuam a dinamizar as Atividades de Enriquecimento Curricular em 7 Jardins de Infância chegando a 247 crianças neste ano letivo.

Estas 2 áreas chegam mais um ano letivo de forma alargada e gratuita a um grande número de crianças, estimulando o seu desenvolvimento físico e psicológico, sendo um importante complemento lúdico e pedagógico às atividades das educadoras, seguindo sempre as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar e em articulação com o Projeto Educativo dos Agrupamentos.

A área da Educação é uma dimensão na qual a Junta de Freguesia desde sempre quis apostar pois julgamos ser fundamental que de forma sistemática, organizada e globalizante, se desenvolvam capacidades e se estimulem diferentes tipos de contactos com outros elementos no processo educativo, com outros objetivos e formas de abordar o conhecimento e se trabalhem várias competências que vão para além dos conteúdos programáticos.
 
Neste sentido, decidimos alargar a nossa oferta com mais um projeto ao nível do Pré-Escolar, dirigido às crianças com 5 anos de idade, numa colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio, Formação e Investigação em Dislexia (APAFID) com o objetivo de desenvolver ações concretas quer trabalhem a capacidade de identificar e lidar com as emoções, num programa inovador ao nível das competências na área da Inteligência Emocional. As competências trabalhadas neste programa são facilitadoras do sucesso escolar e da resiliência, favorecendo, de forma eficaz, uma maior capacidade de a criança lidar com as vicissitudes emocionais, numa perspetiva integradora e enriquecedora de complemento ao papel da Escola. São 102 as crianças que fazem parte desta ação neste ano letivo, em 7 Jardins de Infância que acolhem a 1ª edição do projeto “Promoção da Inteligência Emocional”.

Se o seu filho faz parte de algum destes projetos, dê-nos o seu feedback e ajude-nos a continuar a melhorar.


 

Galeria de fotos

04-11-2022

Comentários