Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Entrega dos prémios CEI -ITT

Entrega dos prémios CEI -ITT

Decorreu no passado dia 28 de outubro na Biblioteca Eduardo Lourenço, a entrega dos prémios CEI -ITT correspondentes ao ano 2021.
Os prémios CEI - ITT – Investigação, Inovação e Território, apoia trabalhos que se destacam na área de investigação, que contribuam para divulgar experiências que visam reforçar a coesão, nas diversas vertentes, dos territórios fronteiriços e de baixa densidade.

Este ano, o prémio relativo ao ano de 2021, foi entregue a dois vencedores:
  • Sofia Marques da Silva -  Docente e investigadora da Universidade do Porto, que apresentou um trabalho sobre a temática, “Jovens que regressam: motivações para voltar e investir as suas vidas em regiões de baixa densidade após formação do ensino superior”
  • João Almeida - Bolseiro de Doutoramento – Fundação para a Ciência e Tecnologia,  aborda a temática de “Rural (Soft) Landing – Criação de comunidades de acolhimento a trabalhadores remotos em territórios de baixa densidade”
Ambos os premiados salientaram as potencialidades dos territórios designados de Baixa densidade, pela sua identidade, oportunidades e na qualidade de vida que se pode oferecer nestes territórios.

Os trabalhos refletem uma tendência crescente e que a pandemia do Covid-19 veio acelerar, que é o trabalho remoto e o despovoamento destes territórios foi amplamente abordado pelos vencedores como principal desafio dos próximos tempos.
Também eles naturais de territórios de baixa densidade do distrito de Viseu, estão sensibilizados para a temática e a dar continuidade à sua investigação e assim contribuir para a valorização destes territórios.

Na cerimónia estiveram presentes os representantes da Universidade de Salamanca, Universidade de Coimbra do Instituto Politécnico da Guarda e do Município da Guarda.

A Freguesia da Guarda parabeniza os vencedores e o Centro de Estudos Ibéricos pela relevante iniciativa.


 

Galeria de fotos

31-10-2022

Comentários