Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

145º Aniversário dos Bombeiros Voluntários  Egitanienses

145º Aniversário dos Bombeiros Voluntários Egitanienses

Decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários Egitanienses a cerimónia evocativa do aniversário da corporação que celebrou o seu 145º aniversário.

No parque coberto para o arrumo das viaturas a evocação contou com a presença do Presidente da Federação Distrital de Bombeiros e em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, Paulo Amaral, do Presidente da Direção dos BVG, Carlos Gonçalves, do Presidente da Assembleia Geral, Álvaro Guerreiro e do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Chaves Monteiro e bem assim do Comandante Paulo Sequeira como principais anfitriões dos convidados que presenciaram todas as ações dos 145 anos. Estiveram representantes da PSP, GNR, ULS, o senhor deputado Santinho Pacheco e ainda a Freguesia da Guarda com os Presidentes da Assembleia e da Junta de Freguesia.
No âmbito da cerimónia usaram da palavra todos os responsáveis mencionados inicialmente e ainda o adjunto de comando Daniel Saraiva que tomou posse no dia de aniversário da Corporação Egitaniense / Guardense.
Do conjunto das intervenções podemos ficar a conhecer os feitos que ocorreram neste ano na vida associativa da corporação nomeadamente a aquisição de viaturas e a entrada em funcionamento da segunda equipa de intervenção permanente (EIP).
Foi enaltecida e valorizada a abnegação dos bombeiros à causa da vida, da paz e da saúde.
Por outro lado, foi transmitido que a Corporação da Guarda foi a 6ª. a ser criada em Portugal ainda no tempo da Monarquia e o papel decisivo do Comandante Salvador do Nascimento na fundação da liga dos Bombeiros Portugueses, bem como e ainda o papel relevante dos dirigentes Madeira Grilo e Álvaro Guerreiro na redação da legislação alusiva ao estatuto social do bombeiro e outros textos legais relativos à temática do Voluntariado, a criação do INEM, do SNB, e da Escola Nacional dos Bombeiros, que tem também um polo na Cidade da Guarda.
Foi igualmente recordado o nome do Inspetor e dirigente nacional dos bombeiros, Pedro Lopes, que fez toda a sua aprendizagem na Corporação Guardense.

A cerimónia evocativa contou ainda com o “juramento de bandeira” de 12 novos bombeiros masculinos e femininos e a imposição de medalhas aos bombeiros com mais de 5, 10, 15, 20, e 25 anos de prestação de serviço à causa dos bombeiros.

No decurso da Cerimónia foi igualmente agraciado o presidente da Câmara Municipal da Guarda com a medalha de prata da Liga dos Bombeiros Voluntários Portugueses.

A Junta de Freguesia apresenta os parabéns à Corporação Guardense e deixa expresso um penhorado agradecimento pelos relevantes serviços prestados.

 

Galeria de fotos

09-08-2021

Comentários