Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Freguesia da Guarda recebeu "Bandeira Verde – Eco-Freguesias XXI"

Freguesia da Guarda recebeu "Bandeira Verde – Eco-Freguesias XXI"

Foi com grande satisfação que a Freguesia da Guarda recebeu, presencialmente, a Bandeira Verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) – um reconhecimento pelas suas práticas mais sustentáveis.
Foi premiada com o Galardão de Prata, entregue às Freguesias que alcançaram uma pontuação igual ou superior a 70% e inferior a 90%, na candidatura a este projeto.
Este reconhecimento decorreu no dia 21 de junho no Teatro Cine em Pombal, numa cerimónia que contou com a presença dos representantes das Freguesias participantes e que teve como objetivo central o reconhecimento e partilha de experiências e de boas práticas.

O evento iniciou-se com José Archer, Presidente da ABAE, contando ainda com Ana Cabral, Vereadora em representação da Câmara Municipal de Pombal, Jorge Botelho, Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Francisco Teixeira, representante da APA-DCCA, e Jorge Amador, Vice-Presidente da ANAFRE, que salientaram a importância deste tipo de projetos no fomento da sustentabilidade a nível local.
De seguida, Margarida Gomes, coordenadora nacional do Eco-Freguesias XXI, apresentou um balanço dos resultados desta edição, sendo que a Freguesia da Guarda se destacou no Indicador 6 - Informação e Participação Pública, tendo obtido uma das melhores classificações: terceiro lugar.
Foi ainda feito um reconhecimento das três Eco-Famílias que demonstraram uma adoção de práticas quotidianas sustentáveis, residentes em: União de Freguesias de Sta. Eufémia e Boa Vista, Freguesia de Campolide e Freguesia de Caldelas.
Houve depois lugar a um breve debate que contou com a participação dos Presidentes da União de Freguesias de Faro, da Freguesia de Pombal, da Freguesia de Rio Tinto e da  Freguesia de Caldelas, e que visou uma partilha de experiências, sendo salientado como a participação no Eco-Freguesias XXI é uma mais-valia para a comunidade de cada Freguesia.
Realizou-se ainda um sorteio de produtos direcionados para a adoção de práticas sustentáveis e que são desenvolvidos e produzidos pelos vários parceiros promotores deste programa.
Seguidamente, foram então entregues as Bandeiras Verdes a todas as Freguesias que alcançaram mais de 50% na classificação na candidatura ao Eco-Freguesias XXI, tendo o reconhecimento sido entregue de acordo com a dimensão das Freguesias e por ordem de classificação.
A cerimónia foi encerrada com a participação, em formato online, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, que salientou a importância da adoção de medidas essenciais para a promoção da sustentabilidade e que dão uma especial atenção à questão da emergência climática. Nesse sentido, o Eco-Freguesias XXI revela-se um projeto fundamental para que essa promoção seja realizada, fornecendo aos seus candidatos importantes ferramentas para que seja desenvolvido o melhor trabalho orientado para as boas práticas sustentáveis.

Com este reconhecimento, a Freguesia da Guarda pretende dar continuidade e reforçar um compromisso com a promoção de ações que vão ao encontro de uma Freguesia/comunidade mais sustentável: um fator que consideramos essencial para o bem-estar de todos os cidadãos.

Veja aqui as Fotos do evento
Aqui os resultados finais

Vídeo

Galeria de fotos

24-06-2021

Comentários