Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Eduardo Lourenço

Eduardo Lourenço

Eduardo Lourenço completaria dia 23 de maio 98 anos!

Na antevéspera dessa importante data, o CEI (Centro de Estudos Ibéricos) entregou o 16ª Prémio Eduardo Lourenço - 2020.
A sessão de entrega, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, foi aberta pelo Presidente da Câmara, Carlos Monteiroseguindo-se as intervenções dos representantes das Instituições de Ensino Superior que fazem parte da estrutura do Centro: Vice-Reitores das Universidades de Salamanca e Coimbra, bem como o Vice-Presidente do Instituto Politécnico da Guarda.
O elogio do premiado ficou a cargo do Professor Doutor Pedro Serra, após o que ouvimos o próprio  Professor Doutor Ángel Marcos de Dios, filólogo e grande estudioso da Língua e Literatura portuguesas, que muito ocuparam o seu ministério na Universidade de Salamanca.


Após o almoço, teve lugar o webinar "Leituras de Eduardo Lourenço", com apresentação e moderação de Guilherme d´ Oliveira Martins e as intervenções de Paulo Filipe Monteiro (Universidade Nova de Lisboa) e Francisco Noa (Moçambique).
Foi o início de um Ciclo de Seminários que decorrerão durante 2021 e 2022, coordenados por António Pedro Pita (Universidade de Coimbra), Margarida Calafate Ribeiro (Cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Bolonha) e Rui Jacinto (Centro de Estudos Ibéricos e CEGOT-Universidade de Coimbra), que também estiveram presentes nesta sessão online, intervindo e referindo como o projeto pretende anteceder a celebração do centenário do Ensaísta.

A tarde terminou com a inauguração do Memorial Eduardo Lourenço, uma exposição permanente dos diplomas e galardões que o próprio doou, para além da apresentação da Gravura "Eduardo Lourenço – Heterodoxias" e da Medalha Comemorativa dos 20 anos do Centro, ambas da autoria de João Pedro Cochofel.
O CEI foi constituído em novembro de 2000, idealizado por Eduardo Lourenço, o seu diretor honorífico, que assim será lembrado na Sede do Centro.
Carlos Monteiro, saudando o Vice-presidente da Câmara de Almeida, também presente, referiu ainda que ambos os municípios, e no âmbito da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, se encontram a preparar uma "Caravana literária", cuja programação será divulgada oportunamente.

A Junta de Freguesia da Guarda agradece o convite para estar nestas iniciativas, o que fez com grande gosto e particular orgulho por a cidade ser parte da vida/aprendizagem de tão grande vulto!

 

Galeria de fotos

23-05-2021

Comentários