Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

47º aniversário do 25 de abril de 1974

47º aniversário do 25 de abril de 1974

Decorreu ontem a comemoração do 47º aniversário sob a revolução de 25 de abril de 1974.

Como por todo o país também a Guarda apresentou um programa de ações evocativas da importante data que trouxe a liberdade e a democracia a Portugal.
O dia começou com o hastear da bandeira no átrio da CMG e depois a sessão solene no grande auditório do TMG com a presença das várias entidades da cidade.
Contou com a intervenção da Presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom, que sublinhou a importância de comemorarmos esta data e no cinquentenário sugeriu que o TMG pudesse ver erigida, no local onde agora está o aquartelamento da GNR, uma praça da liberdade.
O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Chaves Monteiro, usou da palavra reforçando a ação da CMG no decurso da pandemia e o apoio à atividade empresarial que granjeou já a criação de quase um milhar de postos de trabalho até ao final do ano, num investimento de mais de 60 milhões de euros e mais de uma dezena de novas empresas.
Na cerimónia e por via eletrónica usou da palavra o Exmo. Senhor Ministro da Economia, Siza Vieira, que valorizou o convite e apresentou saudações à comunidade empresarial da Guarda.
Posteriormente seguiu-se a cerimónia de entrega dos prémios PME Líder 20 do concelho da Guarda. Estiveram e receberam a lembrança quase três dezenas de empresários pelo seu esforço e continuidade nos seus projetos empresariais.
No período da tarde as atividades continuaram com a inauguração da obra de requalificação do Canil e gatil da Guarda onde se inseriu também a presentação de dois locais na cidade onde foi colocada uma “casa para gatos” com a finalidade de controlar as comunidades de gatídeos existentes, através da esterilização e evitando que os cidadãos deixem restos de comida, que os gatos vão encontrar naquelas casas alimento que vai ser distribuído. Todo este trabalho é realizado pelos técnicos da CMG sob a orientação técnica do Dr. José Manuel.
Por último ocorreram ainda duas importantes inaugurações:
- A primeira na Rua da Trindade numa casa recuperada por uma associação que tem o estatuto de IPSS e vai desenvolver em parceria com a CMG um trabalho na área social e particularmente com a população sénior.
- A finalizar o programa das comemorações foi oficialmente entregues a cada uma das 5 associações a chave da sua nova sede no Quarteirão Socio-cultural localizado no Terreão. Junto às sedes das Associações de Jogos tradicionais, Clube de Montanhismos e Aquilo Teatro a CMG desenvolveu uma obra de requalificação de várias casas, permitindo criar um contínuo “habitacional” e entregar a cada uma das 5 associações uma “casa/sede” e paralelamente recuperar o casario que ali se encontrava em avançado estado de degradação. Acresce que agora e com este projeto arrojado de requalificação pode haver uma maior sinergia entre todas as associações e igualmente fomentar com o espaço “criativa/mente” um programa de ações também direcionado para a população de São Vicente.
Concluiu-se com dignidade e solenidade as comemorações do 47ºaniversário da revolução do 25/04/1974, valorizando, pois, a iniciativa cidadã.

Participámos com satisfação redobrada no conjunto das iniciativas programadas pela CMG para esta comemoração sempre muito importante ter presente.

 

Galeria de fotos

26-04-2021

Comentários