Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Projeto de Enfermagem de Proximidade

Projeto de Enfermagem de Proximidade

No passado dia 26 de fevereiro decorreu, em formato digital, a apresentação do projeto «A minha saúde também depende de mim! – O Enfermeiro vem à Associação», vencedor do Orçamento Participativo 2021 promovido pela Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros.

O projeto é uma iniciativa de um grupo de enfermeiros que propõe a dinamização de um conjunto de ações que visam, essencialmente, o aumento do índice de resiliência dos cidadãos relativamente às questões de saúde.
Um dos principais objetivos deste projeto passa pela abordagem de aspetos ligados a diversas áreas de saúde e pelo esclarecimento de dúvidas que surjam e/ou sejam recorrentes, promovendo a capacitação da população adulta-sénior.
Dessa forma revela-se um projeto essencial, especialmente no atual contexto de pandemia, dando ferramentas a esta camada populacional, numa fase em que a oportunidade para esclarecimento de dúvidas diretamente com os profissionais de saúde se pode encontrar particularmente reduzida.
Trata-se ainda de uma abordagem de proximidade, que pretende trabalhar a resiliência no próprio contexto, contrariando o isolamento e propondo a deslocação destes profissionais de saúde, ao encontro da população.
Acredita-se que esta tipologia de projetos poderá ter um forte impacto na comunidade, enquanto evidencia o papel do enfermeiro na redução do isolamento social e na capacitação da população adulta-sénior.

Nesse sentido, a ideia de execução deste projeto assenta na realização das ações em espaços associativos ou das Freguesias, num trabalho articulado entre todas as entidades envolvidas, de modo a que sejam atendidas as necessidades mais prementes da população alvo.
A Junta de Freguesia da Guarda participou na reunião online e considerou este projeto muito interessante, disponibilizando-se para colaborar na sua concretização.

 

01-03-2021

Comentários