Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

ENCONTRO DE IPSS “SEI QUE VALE A PENA”

ENCONTRO DE IPSS “SEI QUE VALE A PENA”

No dia 20 de outubro o Núcleo da Guarda da EAPN Portugal dinamizou o ENCONTRO DE IPSS “SEI QUE VALE A PENA” onde se começou por divulgar a nova campanha que sensibiliza para a importância do trabalho que se tem vindo a dinamizar em diversas entidades. 

Houve oportunidade para partilhar experiências, preocupações e resultados obtidos. A moderação da mesa redonda subordinada ao tema "Respostas sociais: estado da arte e desafios futuros" ficou a cargo de Anabela Dinis, Presidente da Mesa do Conselho Geral da EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda; e contou com os seguintes convidados: Alcides Monteiro, Docente da Universidade da Beira Interior; Júlio Paiva, Técnico da EAPN Portugal; Carlos Martins, Diretor do Centro Distrital de Segurança Social da Guarda; e o  Representante da União Distrital das IPSS do Distrito da Guarda.

No âmbito da sinalização do 17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o EAPN dinamizou ainda, na sexta feira, dia 21 de outubro, o fórum Distrital “ABC da Luta Contra a Pobreza” com a apresentação do livro “Abecedário da Luta Contra a Pobreza” com a participação de diversas entidades/projetos sociais e pessoas da sociedade civil representantes de vários grupos sociais. 

O livro, uma publicação da EAPN Portugal, congrega um conjunto de palavras “fortes” escolhidas por pessoas que já vivenciaram situações de pobreza. A palavra escolhida é seguida de uma breve explicação do que essa mesma palavra representa para quem a escolheu. A apresentação do livro foi feita por um representante da EAPN Portugal, por um representante do Instituto Politécnico da Guarda, pela coordenadora do projeto Tu Decides E8G do NDS Guarda e pela coordenadora do projeto CLDS 4G de Almeida. Após a apresentação pelos oradores, os convidados foram desafiados a ler algumas palavras do livro.

Foram dois dias repletos de reflexões e debate sobre a situação atual em Portugal, onde se discutiram vários temas, como a pobreza, o papel dos Cidadãos no acompanhamento da Estratégia Nacional e vários testemunhos. A Junta de Freguesia associou-se também à campanha  da "A Rede Europeia Anti-Pobreza" (REAP) que colocou nas ruas de Portugal uma campanha de sensibilização para a situação de pessoas que vivem “uma realidade dramática“, sem possibilidade de assegurar refeições, habitação e conforto para os filhos. Assinada por Miguel Januário, a campanha #POBREPOVO consiste em 20 cartazes diferentes com “uma imagem direta e crua, monocromática e escura, remetendo para o luto”. Cada cartaz conta uma história, um testemunho, adaptado de frases recolhidas nos Conselhos Locais de Cidadãos da EAPN Portugal. E todas elas, pelas idades e pelos relatos, nos trazem imagens de cidadãos comuns e se tornam em histórias nossas, sejam elas mais ou menos próximas.  

“Pobre Povo” é o nome da campanha que já está nas ruas, e pode ser vista nas duas sedes da Freguesia, na sede Deliberativa e na sede Executiva.

A luta contra a pobreza exige respostas imediatas que não se podem adiar!


 

Galeria de fotos

24-10-2022

Comentários