Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Seminário “Saber Envelhecer”

Seminário “Saber Envelhecer”

O Gabinete de Intervenção Comunitária em Saúde Mental (GIC), promoveu no passado dia 12 de outubro, o seminário “Saber Envelhecer”, no auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.

Ao longo de várias horas foram abordados diversos temas no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e, também, acerca das patologias e doenças que afetam a população mais idosa.

A sessão teve como moderador o médico João Correia, e contou com diversas intervenções. Iniciou o seminário, via online do neurocientista natural da Guarda, Rui Costa, presidente do Instituto Allen em Seattle (Estado Unidos da América) que se dedica à promoção da investigação em biociência. Seguiu-se a intervenção de Maria Assunção Vaz Patto, professora na Universidade da Beira Interior, que abordou o tema “Envelhecimento ativo e envelhecimento patológico”. O tema “Qualidade de vida das famílias com membro portador de doença neurodegenerativa”, foi tratado pela professora adjunta na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda, Ermelinda Marques. Uma questão muito pertinente no contexto atual, as “Novas tecnologias na promoção do envelhecimento ativo” foi o tema abordado por Marina Afonso, docente do Departamento de Psicologia e Educação da UBI.
Foi ainda apresentado o Programa de Intervenção Precoce nas Alterações da Memória (PIPAM), um programa que pretende “estabilizar e evitar a evolução aguda do Défice Cognitivo Ligeiro.

A “Importância da atividade física no processo de envelhecimento”, foi apresentado por Alexandra Fonseca, Coordenadora Pedagógica do Programa Guarda +65 da Câmara Municipal da Guarda.

O Gabinete que dinamizou a iniciativa foi implementado pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e “pretende ser um espaço terapêutico e de aprendizagens na comunidade, apoiando a recuperação e reabilitação de pessoas com experiência em doença mental e acompanhamento a jovens no concelho da Guarda”.

Destacamos a importância e o papel do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus que fornece assistência “no campo da saúde mental e da deficiência, física e mental, e de outros doentes” e que é, também, a entidade gestora da Casa de Saúde Bento Menni.

E louvamos a dinamização deste tipo de iniciativas.

Galeria de fotos

13-10-2022

Comentários