Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Webinar “Estatuto do Cuidador Informal”

Webinar “Estatuto do Cuidador Informal”

No passado dia 07 de julho, a Junta de Freguesia da Guarda participou no webinar “Estatuto do Cuidador Informal” organizado no âmbito da colaboração entre a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e o Instituto da Segurança Social, tendo esta como objetivo o estabelecimento de uma implementação articulada do Estatuto do Cuidador Informal.

A articulação de implementação do ECI surge no sentido do desenvolvimento de ações conjuntas e concertadas junto das Freguesias, de modo a que estas procedam à divulgação da medida, bem como ao apoio a potenciais cuidadores informais.

Assim, este webinar surgiu como uma forma de sensibilizar e de fomentar a informação sobre o ECI junto das autarquias para que estas prestem o melhor auxílio aos cidadãos interessados na medida. De entre as questões abordadas, destacam-se os benefícios associados à atribuição do ECI, a definição dos critérios de elegibilidade para o Cuidador Informal (principal e não principal) e para a Pessoa Cuidada, os procedimentos a adotar no processo de pedido de reconhecimento do ECI, bem como toda a documentação necessária, e as diferentes medidas de apoio disponíveis após o reconhecimento do estatuto.

Com esta ação de informação, que se considerou extremamente útil e elucidativa, a Freguesia da Guarda adquiriu as boas competências necessárias ao apoio e divulgação que se pretende realizar num contexto de proximidade junto dos cidadãos com intenção de requerer o reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal.

 

08-07-2022

Comentários