Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Assembleia de Freguesia

Assembleia de Freguesia

No dia 30 de junho de 2022, reuniu em sessão ordinária a Assembleia de Freguesia da Guarda com a presença dos 19 eleitos e sob a presidência do Sr. Peres Almeida.
Ao final da tarde desse dia, foi proporcionado aos eleitos uma visita encenada à zona histórica da nossa cidade protagonizada pelos dirigentes da Hereditas que nos fizeram viajar pela judiaria e pela história da nossa cidade.
A grande maioria dos deputados participaram nesta visita que deu lugar a um pequeno lanche antes da hora marcada para o início da Assembleia de Freguesia.
Parabeniza-se e agradece-se aqui o bom esforça da Associação da nossa cidade que possibilita um conhecimento mais pormenorizado e contextualizado da história local.
A sessão ordinária de junho da Assembleia de Freguesia continha apenas dois pontos na ordem de trabalhos; questões associadas à Freguesia e também a discussão e votação da primeira alteração modificativa ao orçamento de 2022.
No decurso da assembleia usaram da palavra cerca de 13 deputados de todas as bancadas parlamentares.
Damos agora indicação genérica dos temas abordados por cada um dos eleitos:
António Cunha e Manuela Lima, dedicaram a sua intervenção à horta comunitária da freguesia que tem mais de 35 hortelãos, e ambos valorizaram a iniciativa.
Teresa Jacinto abordou a questão do funcionamento da RLIS e a participação da freguesia.
Ana Filipa sugeriu que a terceira edição do orçamento participativo fosse direcionado para os jovens e aflorou a importância de melhor prepararmos o acolhimento dos jovens em 2023 aquando das Jornadas Mundiais da Juventude.
Fidélia Pissarra mencionou que coloca algumas reticências à continuidade do projeto no 1º e 2º ano do I ciclo.
Beatriz Catalão fez a sua intervenção com o intuito de valorizar a boa iniciativa dos Santos da Guarda e felicitar todos quantos participaram na organização dos festejos.
Daniel Osório enunciou também a continuada preocupação com o serviço de transportes urbanos e com a rede de abrigos questionando ou sugerindo que a Junta de Freguesia tenha aqui um papel mais reivindicativo.
Fábio Pinto fez uma apresentação acompanhada de um conjunto de fotos abarcando algumas debilidades no centro histórico da cidade.
Albertina Santos falou da comemoração do Dia Mundial do Ambiente e das iniciativas que a Junta apoiou e patrocinou bem como da importância da comemoração dos 50 anos da Conferência de Estocolmo.
Isabel Oliveira para além da iniciativa dos Santos da Guarda, que referiu ter sido uma excelente atividade, apresentou outros temas que servem e devem ser acarinhados e incentivados pelos poderes públicos locais e nacionais, a saber: o hotel turismo, os passadiços do Mondego, um melhor aproveitamento da zona histórica e uma rede mais moderna de transportes urbanos.
Rita Antunes congratulou-se, na sua intervenção, pela conclusão e inauguração das obras de regeneração do conjunto arqueológico da Póvoa do Mileu. As obras incluíram a construção de um novo pavimento para o largo da Capela do Mileu, uma melhor apresentação dos achados/ vestígios arqueológicos e mais árvores e iluminação cénica. Recordou que é uma obra muito importante para a cidade e para a Póvoa do Mileu e foi ansiada durante mais de 40 anos.
No segundo ponto da ordem de trabalhos, usaram da palavra os deputados Teresa Jacinto, Fábio Pinto e Adelino Brás. Também o presidente da Junta de Freguesia respondeu às questões suscitadas pelos deputados.
A alteração modificativa preconizava três tipos de alterações ao orçamento de 2022 aprovado em dezembro de 2021. Desde logo, a integração do saldo transitado a 31.12.2021, os novos valores transferidos do Orçamento de Estado e da Câmara Municipal que perfazem um total de 150 mil euros que foram distribuídos pelas diversas rubricas já existentes com especial enfoque nas despesas de investimento ou capital.
Esta proposta mereceu a votação maioritária dos deputados com 15 votos a favor do PSD e do PG e 4 abstenções.
A ata referente à sessão ordinária do mês de abril de 2022 foi também aprovada com 12 votos a favor e 6 votos contra.
A sessão da assembleia de freguesia que teve transmissão  online através do Facebook live e terminou já perto das 00h30.

 

Vídeo

Galeria de fotos

05-07-2022

Comentários