Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

“Ordem de Cristo na Diocese da Guarda- Contributos para a História da Diocese"

“Ordem de Cristo na Diocese da Guarda- Contributos para a História da Diocese"

No passado dia 16  de maio, o salão da Casa Paroquial da Sé foi o local de lançamento do livro “Ordem de Cristo na Diocese da Guarda- Contributos para a História da Diocese”  do autor António Joaquim Fernandes Soares. Professor que sempre abraçou outras causas e outras funções de destaque, nascido em 1950, publicou entre outros artigos obras como a monografia “Freguesia de S. Pedro dos Comedeiros do lugar dos Trinta” e o livro “A Indústria Têxtil no Concelho da Guarda- Subsídios para a sua história”.

O livro que é composto pelos seguintes capítulos: A criação da Diocese da Guarda; A Ordem dos Templários e a sua implantação em Portugal; D. Dinis e a criação da Ordem de Cristo; Os primeiros anos da nova Ordem; A criação das comendas Novas por D. Manuel I; As comendas da Ordem de Cristo na Diocese da Guarda;  foi apresentado pelo Revº Padre Francisco Barbeira, Diretor do Jornal “A Guarda”, que teve também a seu cargo o prefácio da obra. Esteve também Presente o Cónego Manuel Pereira de Matos, que nas suas palavras destacou a vasta bibliografia consultada e o valor inigualável da obra para o estudo da Ordem de Cristo na região da Guarda.

Parabenizamos o autor pela sua obra e deixamos desde já votos de sucesso na conclusão da próxima que já tem em preparação: “A Comenda de S. Pedro dos Comedeiros”.


 

Galeria de fotos

19-05-2022

Comentários