Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

“Associativismo antes e depois do 25 de Abril”

“Associativismo antes e depois do 25 de Abril”

Na tarde de sábado dia 24, decorreu na sala de conferências da sede deliberativa da Freguesia da Guarda, uma conferência promovida pela Confederação Portuguesa das Coletividades da Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), com a sua delegação na Guarda.
A conferência tinha um tema genérico: "Associativismo antes e depois do 25 de abril" e usaram da palavra o Dr. Artur Martins, assessor da Direção e ex-Presidente da CPCCRD, o Sr. António Moreira como representante do Distrito da Guarda.

Usaram ainda da palavra Elsa Fernandes na qualidade de Presidente da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e João Prata ex-dirigente associativo e autarca na Freguesia da Guarda.

Artur Martins fez uma apresentação ressalvando o percurso histórico – legal do quadro legislativo relativo ao associativismo antes e depois do 25 de abril, anotando a grande diferença entre o movimento associativo do período da ditadura e agora do tempo democrático.

Valorizou o esforço dos dirigentes associativos e a importância do mesmo para uma cultura de participação e consciência cívica.

Elsa Fernandes e João Prata, abordaram o seu percurso associativo e a mais-valia que as  atividades proporcionaram na vivência pessoal e cívica.

Os participantes na sessão interpelaram os intervenientes e o Sr. António Moreira como representante do Distrito encerrou a reunião apelando à melhor participação de todas as Associações na dinâmica da Confederação Portuguesa das Coletividades a quem agradeceu pelo esforço e apoio na organização desta iniciativa.

 

26-04-2022

Comentários