Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

3º Encontro Nacional

3º Encontro Nacional

Sob o tema Brincar na Cidade Educadora, O Património Lúdico na Educação do Futuro, decorreu na cidade da Guarda, no pequeno auditório do Teatro Municipal o 3º Encontro do Grupo de Trabalho Brincar Na Cidade Educadora.
A abertura dos trabalhos decorreu a cargo do Sr. Presidente do Município da Guarda, Sérgio Costa, salientando a importância de “brincar” na rua e das políticas adotadas para potenciar a atividade de brincar.
Durante a sessão pudemos ouvir Ana Quitéria, Professora da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, que nos falou da importância de brincar, do jogo com objetos, do jogo social e do jogo de atividade física. A importância do jogo no desenvolvimento das crianças, no controlo doas movimentos através da aprendizagem básica, potenciando as funções do cérebro, aumentando o nível de competência, de aprendizagem e uma melhor relação com o conhecimento.
De seguida, Nuno Medeiros, Membro do Conselho de Especialidade em Psicologia Clínica e da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, falou do tema “O Poder Do Brincar Ontem, Hoje e Amanhã.” Brincar é dar e receber é Empatia e sentido de pertença à comunidade. Desafiou ainda a plateia a jogar respondendo em três palavras às perguntas: O que era para nós “O Brincar” na infância e “O Brincar” atualmente na vida adulta. Do conjunto de respostas, destacaram-se palavras como: Liberdade, amigos, alegria, felicidade e diversão. Constatámos que as palavras escolhidas são semelhantes para ambas as perguntas, mesmo com um intervalo de tempo geracional.
De seguida houve partilha de boas práticas das cidades educadoras, com intervenção dos responsáveis do Município de Entroncamento, do Município da Lousã, do Município de Odemira e do Município de Sesimbra. Salientaram a importância das políticas na comunidade escolar e na criatividade dos jovens como impulsionadores da atividade “brincar”.
O Brincar como instrumento de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social com intervenção de vários oradores:  Elsa Fernandes – Presidente da Associação de Jogo Tradicionais da Guarda; Leonor Salício – Pediatra Na Unidade Local de Saúde da Guarda; José Luís Lopes – Docente de Educação Física na EB Carolina Beatriz Ângelo; Conceição Sousa – Coordenadora da EB Augusto Gil; Ana Terras – Educadora de Infância no J.I. da Póvoa do Mileu; Cristina Tavares – Animadora Cultural do Município da Guarda;
O encerramento esteve a cargo da Sra. Vice-Presidente do Município da Guarda, Amélia Fernandes.

A Freguesia da Guarda agradece o convite e parabeniza o Município por esta iniciativa.


 

Galeria de fotos

29-03-2022

Comentários