Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

“Juntos pela Ucrânia”

“Juntos pela Ucrânia”

Assinalámos ontem um mês sobre o início de um conflito trágico e devastador que a cada dia nos surpreende. Portugal já recebeu até à data, 17.504 refugiados vindos da Ucrânia. O Município da Guarda acolhe, neste momento, aproximadamente 100 refugiados.  Na passada segunda-feira, a cidade uniu-se numa iniciativa da Câmara Municipal da Guarda e do TMG, no concerto solidário “Juntos pela Ucrânia” que reuniu vários grupos musicais da cidade, com os UHF como cabeça de cartaz. O concerto angariou fundos e bens essenciais para a linha de apoio aos refugiados da Cáritas Diocesana da Guarda.  Felicitamos a iniciativa e damos também os parabéns a todos os presentes que, ao longo de 4 horas, partilharam palavras de solidariedade e utilizaram a música para mostrar que estamos unidos contra a crueldade e contra uma guerra desigual e desumana.
Destacamos também uma outra iniciativa do grupo Tricotadeiras da Guarda à qual também nos associámos. Acolhemos e apoiámos os encontros para tricotar mantas solidárias para a Ucrânia. O 1º encontro decorreu no dia 23 de março, ao qual se irá suceder um outro, no dia 29 deste mês.
Tentamos de várias formas apoiar quem está de perto a acolher os grupos de refugiados na nossa cidade, neste sentido recolhemos bens alimentares e de higiene, roupas e medicamentos. Colaborámos tentando dar resposta a necessidades que foram surgindo de forma a facilitar a integração de quem se encontra deslocado, tanto ao nível dos cuidados básicos como de tudo o que permita a criação de uma rotina que possibilite o amenizar do sofrimento vivido. Adquirimos bens como cadernos e material escolar, entre outros artigos e iremos também levar a cabo outras atividades com o objetivo de criar lugares a que, quem agora aqui habita, possa chamar de “casa” ainda que temporariamente. Continuaremos a apoiar de todas as forma que conseguirmos.  Acreditamos que todos os cidadãos da Guarda continuarão também a mostrar a solidariedade necessária e que unidos conseguiremos fazer frente a um momento tão avassalador na nossa história.

 

Galeria de fotos

25-03-2022

Comentários