Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

CFAD e Associação Existências

CFAD e Associação Existências

Decorreu, em formato online, mais uma reunião do Conselho Local de Ação Social, do qual a Freguesia da Guarda faz parte enquanto membro do Núcleo Executivo. Nesta reunião foram apresentados, aos diversos parceiros que constituem a Rede Social, os projetos do CFAD e da Associação Existências.

O projeto do CFAD, “Agir para Prevenir”, que estará em funcionamento de 01 de dezembro de 2021 a 30 de novembro de 2023, intervém na Freguesia da Guarda no sentido de prevenir problemas de abuso de substâncias e problemas de ajustamento nos jovens, desenvolver e reforçar competências parentais que permitam o exercício de uma parentalidade positiva, promover o bem-estar das famílias e dos seus elementos numa perspetiva integrada (social, física, psicológica), aumentar os processos de resiliência familiar, e promover competências de relacionamento interpessoal entre jovens, trabalhando experiências de sucesso realista.

Os projetos “Integra” e “Inpar”, promovidos pela Associação Existências com o apoio de vários parceiros, consistem em iniciativas desenvolvidas no Estabelecimento Prisional da Guarda, sendo que o projeto “Integra” visa a promoção da reinserção, pretendendo intervir ao nível da inserção social, profissional e familiar, por forma a promover a reintegração plena da pessoa reclusa na sociedade após o cumprimento da pena. Por sua vez, o projeto “Inpar” tem como objetivo a prevenção do consumo de substâncias psicoativas e outros comportamentos de risco, através da promoção da saúde (estilos de vida saudáveis, saúde mental, bem-estar físico e emocional).

Para além destes projetos, foram ainda apresentadas as mais recentes alterações no âmbito do Estatuto do Cuidador Informal, nomeadamente, no que respeita ao processo de reconhecimento e manutenção do estatuto, bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas.

Caso pretenda obter mais informações, pode consultar aqui o Guia Prático do Estatuto do Cuidador Informar.

 

15-03-2022

Comentários