Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Moeda comemorativa"O Clima"

Moeda comemorativa"O Clima"

A sessão foi presidida pelo  Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, pelo Administrador da INCM Alcides Gama, pelo Presidente do Município da Guarda Sérgio Costa e pelo Professor Carlos Marques em representação da Escola Carolina Beatriz Ângelo.

O clima foi o tema escolhido para a terceira edição do concurso "Desenhar a Moeda", uma parceria com as escolas do Município da Guarda.

De um total de cerca de 6 centenas de desenhos, o 1.° prémio foi atribuído a Tiago Ferreira, estudante do 6.° ano da Escola Carolina Beatriz Ângelo.

Esta moeda resultou também do esforço dos alunos de todas as escolas participantes no projeto que foram convidados a recolher resíduos de plástico, para depois se utilizarem na cunhagem destas moedas em prata.

Os discos coloridos simbolizam cada uma das três cores principais dos ecopontos, são um polímero proveniente de material reciclado, adaptado à integração no metal no momento da cunhagem.

A Moeda, que faz parte do plano numismático do ano 2022, pode ser adquirida no site da INCM.

Esta edição também quis chamar a atenção para o tema, "O Clima", e consequências das alterações climáticas extremas que temos vindo a sofrer nos últimos anos.

A moeda é a melhor forma de deixar gravada esta preocupação e transmitir às gerações seguintes as preocupações que a humanidade tem hoje sobre o tema.

A Freguesia da Guarda parabeniza o aluno Tiago Daniel Esteves Ferreira pela atribuição do 1º prémio e consequentemente ficar na história da emissão de moedas comemorativas em Portugal.

A Freguesia da Guarda parabeniza igualmente toda a comunidade escolar envolvida. A apresentação de cerca de 6 centenas de desenhos revela o bom trabalho desenvolvido e a motivação dos alunos em participar nesta iniciativa.

  

Galeria de fotos

16-03-2022

Comentários