Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

ANAFRE

ANAFRE

O XVIII congresso da ANAFRE, a reunião magna da associação representativa das freguesias portuguesas, teve a sua realização na cidade de Braga entre os dias 11,12 e 13 de março.

Envolveu mais de um milhar de participantes, entre delegados, com poder de voto e intervenção e observadores.

O XVIII Congresso teve também na “ordem dos trabalhos” a eleição dos novos membros dos 3 órgãos sociais da ANAFRE –  Mesa do Congresso, Conselho Diretivo, Conselho Fiscal e Conselho Geral – para o quadriénio 2022/2026 acompanhando o ciclo autárquico 2021/2025.

O foco principal do congresso eletivo é também a definição e aprovação das linhas gerais de intervenção dos novos dirigentes em defesa do papel das freguesias portuguesas no âmbito do desenvolvimento das comunidades.

Da sessão de abertura destacou-se a excelente “lição/intervenção” de Sua Exª o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que reforçou a importância e a singularidade das freguesias na organização do poder local em, e para, Portugal e os portugueses.

Foi clara a sua opinião no que se refere ao que deve merecer a atenção da ANAFRE no futuro próximo: o estatuto do eleito local, a lei das finanças locais, a descentralização, o acesso aos fundos europeus e a reorganização administrativa.

O debate das 36 moções apresentadas e a discussão em torno das linhas gerais de atuação para o futuro, preencheram todo o dia de sábado.

Os temas das moções vão desde a questão da transferência de competências, à reorganização administrativa, à necessidade de atender às assimetrias territoriais, ao valor do IVA, o apoio à formação, a valorização dos órgãos representativos das freguesias e também uma moção que versava a condenação da invasão da Ucrânia.

O dia de domingo foi dedicado às votações e à sessão de encerramento com a presença da Ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, e do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Durante o congresso foram homenageados os ex-presidentes da ANAFRE; Pedro Cegonho, Armando Vieira, Cândido Moreira, José Rosa do Egipto, Marçal Pina e Gonçalves Sapinho.

A ANAFRE perfez 33 anos de existência legal tendo começado por ser a associação representativa das vilas e cidades e agora é a única associação de todas as freguesias portuguesas reconhecida como o único parceiro social que “fala” em nome das freguesias e congrega atualmente mais de duas mil associadas das três mil freguesias existentes no país.

O atual Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE é Jorge Veloso, autarca numa das freguesias da cidade de Coimbra, sucedeu a Pedro Cegonho que a meio do mandato anterior renunciou às funções para as quais tinha sido eleito e é atualmente deputado na Assembleia da República.

O distrito da Guarda marcou presença no Congresso com mais de uma dezena de congressistas e a freguesia da Guarda esteve presente com dois delegados e ainda com mais alguns observadores que se mostraram atentos ao decurso dos trabalhos.

Nos órgãos nacionais ficaram os presidentes da freguesia da Guarda como vogal do Conselho Diretivo, da freguesia de Gouveia, João Amaro, e Carlos Coelho da União de Freguesias de Freixeda do Torrão, ambos eleitos para o Conselho Geral, registando-se ainda a presença na qualidade de suplente a presidente da freguesia Valdujo, Ausenda Frias.

Pode consultar mais informações e fotos do XVIII Congresso da ANAFRE, bem como as listas completas dos novos eleitos para os órgãos diretivos da ANAFRE.

Pode ver o que foi dito na impressa regional:
                                                                     Correio do Minho 12 de março de 2022
                                                                     Correio do Minho 14 de março de 2022
                                                                     Diário do Minho 12 de março de 2022
                                                                     Diário do Minho 14 de março de 2022

Galeria de fotos

14-03-2022

Comentários