Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

"Luz da Paz de Belém"

"Luz da Paz de Belém"

A Fraternidade de Nuno ÁlvaresEscuteiros Adultos, Núcleo da Guarda, juntamente com o Agrupamento 134 da Guarda, do Corpo Nacional de Escutas, recebeu na cidade da Guarda, no domingo, dia 19, a Luz da Paz de Belém.

A Luz da Paz de Belém foi originalmente organizada pela Austrian Broadcasting Company (televisão pública Austríaca), fazendo parte de uma grande missão de ajuda humanitária chamada "Light into Darkness" (LUZ PARA A ESCURIDÃO).

Este projeto tinha como objetivo ajudar crianças necessitadas do seu país e países vizinhos. Os escuteiros austríacos abraçaram este projeto e em 1986 foi posta em prática a iniciativa de partilhar a luz com outros países.

Desde então, escuteiros e guias de todo o mundo cooperam para conseguir fazer com que a Luz chegue a todos os que a querem receber
Em 2014, Portugal enviou pela primeira vez uma delegação nacional à Áustria para trazer e partilhar a luz numa cerimónia nacional.

Foi a 16 de novembro de 2020, que a Luz da Paz de Belém, foi recolhida na gruta da Natividade. Devido à pandemia que vivemos, também esta iniciativa está a ser adaptada um pouco por todo o mundo. Este ano, a Luz foi recolhida, em Belém, por Maria Khoury, uma jovem de Belém que a entregou à companhia aérea Austrian Airlines que transportou a Luz da Paz de Belém até à Áustria.

A Cerimónia Nacional da Partilha da Luz da Paz de Belém de 2021, teve lugar na Sé de Setúbal, pelas 17h, no dia 12 de dezembro de 2021.
Na Guarda, a partilha principal foi efetuada na Sé Catedral, na missa das 11 horas no dia 19, e será ainda, distribuída em todas as igrejas da cidade nas diferentes eucaristias.

A Freguesia da Guarda recebeu, com muita satisfação, o convite para estar presente na cerimónia. Que a luz de Belém que brilha agora na nossa sede, possa também brilhar em cada um dos nossos corações nesta época festiva.
 

                  User-added image                                User-added image                                   


       

 

21-12-2021

Comentários