Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

"Outubro Rosa" - mês de prevenção do cancro da mama!

"Outubro Rosa" - mês de prevenção do cancro da mama!

Outubro é o mês da prevenção do cancro da mama doença que, se diagnosticada e tratada numa fase precoce, tem uma taxa de sobrevivência superior a 90%!
De entre as iniciativas do "Outubro Rosa", promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), as Caminhadas Pequenos Passos Grandes Gestos (PPGG), estão de volta,
Organizadas pelo Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro da LPCC, estas iniciativa têm como objetivo a sensibilização para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama.
11ª edição da PPGG é dia 16 de outubro de 2021 (sábado), com início no período da manhã, prolongando-se pelo resto do dia.

O princípio da edição deste ano, considerando o contexto ainda vivido, é o da caminhada livre, individual ou em pequenos grupos, sem horário marcado ou percurso definido. A participação implica, ainda, o cumprimento de todas as orientações das Autoridades de Saúde, recomendando-se a utilização de máscara, desinfeção das mãos e o distanciamento físico.
As caminhadas ocorrem nas sete cidades da Região Centro onde existem extensões do MVV, movimento voluntário de entreajuda, que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticada com um cancro da mama.
Assim, além da Guarda, também nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Leiria e Viseu decorrerá a PPGG.
Trata-se de uma ação comunitária de sensibilização, mas também com uma relevante vertente solidária, uma vez que os fundos angariados se destinam ao apoio à mulher com cancro da mama e familiares.
Até à edição de 2019, inclusive, estas caminhadas reuniram cerca de 80 mil participantes.
A participação na iniciativa é simples: a LPCC apela apenas à utilização simbólica de uma peça ou objeto cor-de-rosa, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa.

A Freguesia da Guarda divulga esta iniciativa, tendo ainda decorado a varanda da Sede da Junta com uma tarja do "outubro rosa", de modo a participar, ainda que de forma simbólica, no grande espírito deste mês.

Participe, à sua maneira!

Saiba mais em https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa

User-added image

User-added image


 

Galeria de fotos

15-10-2021

Comentários