Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Toponímia na Guarda

Toponímia na Guarda


Decorreu na segunda-feira, dia 30 de agosto, um conjunto de iniciativas alusivas ao trabalho da Comissão Municipal de Toponímia que muito nos apraz registar e valorizar.

Efetivamente nestes dois últimos anos o processo da Toponímia teve um real desenvolvimento e com concretizações.
Fica desde já uma palavra de agradecimento à C.M.G na pessoa da Vereadora Cecília Amaro e nos técnicos que mais contribuíram e uma palavra para Maria José Neto e Hélder Sequeira que sempre emprestaram o seu conhecimento científico ao bom desenrolar e funcionamento da Comissão Municipal de Toponímia.

Na segunda-feira a sessão iniciou-se com uma apresentação do Dr. Hélder Sequeira que abordou o tema alusivo à toponímia como importante instrumento de valorização dos territórios e das pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Seguiu-se depois o descerrar de novas placas toponímicas de três importantes cidadãos da nossa terra e na presença dos seus familiares que usaram da palavra para agradecer o gesto da Câmara Municipal da Guarda e evocar o percurso cívico dos seus familiares.
As novas placas toponímicas referem-se ao autodidata e pensador Jesué Pinharanda Gomes, ao médico Raul Saraiva e ao Comandante Salvador do Nascimento, que nas suas profissões e além das mesmas tiveram uma participação cívica marcante.
As novas placas – por sinal muito bonitas e com um código de leitura eletrónica que dá acesso a um pequeno resumo do percurso de vida do nome gravado na placa – resultaram de um concurso público de ideias que foi lançado e concluído no mandato anterior.

A Junta de Freguesia desde recuados anos tem considerado que muito deve ser feito neste processo e depois também nos números de polícia. Por outro lado tem contribuído para anotar e sugerir ações alusivas a estes temas
Ainda recentemente colocámos as placas na localidade de Alfarazes, cujos topónimos foram atribuídos há oito anos mas, só agora foram afixadas as placas! Idêntico procedimento vamos também concretizar noutros arruamentos da Freguesia.
Reiteramos o nosso agradecimento pelo esforço desenvolvido e uma palavra amiga de incentivo para que a toponímia seja continuadamente valorizada no próximo mandato.
Estivemos com gosto presentes nesta iniciativa com a participação do Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, Peres de Almeida, o Tesoureiro António Morgado e o Funcionário Albino Meda que têm acompanhado este processo.


 

30-08-2021

Comentários