Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Celebração dos 15 anos do TMG

Celebração dos 15 anos do TMG

O TMG – Teatro Municipal da Guarda -, fez 15 anos no pretérito 25 de abril, que por sua vez comemorou 45 anos da instauração do regime político baseado na democracia representativa e participativa.

O TMG é uma excelente referência cultural na Cidade, na região e depois no panorama nacional e internacional mercê da sua excelente agenda de atividades e de espetáculos. É claramente uma aposta ganha para o desenvolvimento cultural da nossa comunidade.
São os espetáculos comunitários, os concertos musicais, o bailado, a ópera, o teatro, o serviço educativo, as exposições, as conferências e todo um manancial de artes que por aquele bonito edifício têm passado e feito regressar centenas de milhares de pessoas, após uma década e meia de existência física e artística.
Terá sido um sonho bem sonhado do primeiro programador/diretor, Dr. Américo Rodrigues e bem continuado pelo Dr. Vítor Afonso; mas também uma verdadeira aposta política do poder local e também do poder central. Várias são hoje as capitais de distrito que têm os Teatros Municipais com programações e serviço à cultura local bem presentes e pulverizaram/democratizaram o acesso à cultura e à produção cultural.

Para comemorar este especial ano para o TMG, a CMG e a direção do TMG tinham preparado um programa com vários eventos que tiveram de ser suspensos face à situação pandémica que vivemos.
Mas, ainda assim, na passada sexta-feira, dia 30 de outubro, a grande sala do TMG abriu para que quem pudesse participar assistisse também ao visionamento do filme “ Do Lado de Dentro” pelo Dr. Hugo Moreira da empresa “Zero Graus”, que tem a sua sede social na cidade da Guarda.
O filme retrata o contributo e a opinião dos principais obreiros de todos os espetáculos realizados naquele complexo cultural.
Foram entrevistados todos aqueles funcionários que trabalham desde o início no TMG.
Escutou-se com satisfação a opinião de cada um dos funcionários que manifestaram um grande afeto pelo trabalho que realizam nos “bastidores” do TMG.
Duas bilheteiras, serviço de bar, passando pelo som, pela iluminação e os outros setores para que a magia aconteça em palco e com o agrado maior do público.
Dados relevantes a reter do bom filme que relevam para o TMG: aumento gradual e visível do público, diversificação dos públicos e dos espetáculos, envolvimento da comunidade em vários espetáculos, qualidade da oferta física e programática.
Após o visionamento do filme realizou-se uma pequena conversa com a presença do realizador do filme, do Vice-presidente da CMG, Dr. Vítor Amaral, do Diretor Técnico, Dr. Vítor Afonso, e moderada pela Jornalista Gabriela Marujo do Terras da Beira.

A Junta de Freguesia agradece o convite e muito particularmente deixa uma palavra de agradecimento a todo o corpo técnico do TMG que muito nos auxiliou em algumas iniciativas concretizadas na grande sala e também noutras salas daquele bonito edifício.

 

30-10-2020

Comentários