Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Memorial de Homenagem

Memorial de Homenagem

Na manhã de sábado, dia 24 de outubro, foi inaugurado um Memorial de homenagem às vítimas de cancro, às suas famílias  e à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no Parque Urbano do Rio Diz.

O Presidente da Câmara Municipal da Guarda (CMG), Carlos Chaves Monteiro, e a Secretária-Geral da Direção do Núcleo Regional do Centro (NRC) da LPCC, Natália Amaral, descerraram a escultura da autoria do arquiteto guardense, António Manuel Saraiva.
E, no verde "esperança" do relvado surgiu um "laço" cor de rosa, consciencializando para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, no âmbito do presente Outubro Rosa”.
O Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, abençoou a obra, junto da qual foi colocada uma coroa de flores; e, também uma rosa, por cada uma das entidades presentes...
Tiveram este "pequeno grande gesto", para além dos vereadores do Executivo do Município, a Vogal da Direção do NRC.LPCC, Eduarda Ganho, as representantes na Delegação da Guarda dos Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC), Isabel Reis, e do Movimento Vencer e Viver (MVV), Olga Braz Pereira, os convidados Cónego Pereira de Matos, o Comandante da GNR, Cunha Rasteiro e o Presidente da Junta de Freguesia da Guarda, João Prata.

Nas intervenções, o Presidente da CMG salientou o espírito de voluntariado existente na LPCC; e, a Secretária do NRC.LPCC reforçou como a Instituição sobrevive apenas de donativos angariados pelos voluntários, já que não possui subsídios estatais.
Ainda assim, no passado 22 de outubro foram entregues equipamentos de apoio aos doentes e serviços da Unidade Local de Saúde da Guarda (um monitor de sinais vitais + ECG), por membros da Direção do NRC.LPCC, no âmbito do projeto de cuidados a doentes oncológicos em contexto hospitalar, em curso na Região Centro.

Mas, para que estas ações possam ter continuidade, foi destacada a importância do Peditório anual, que a LPCC vai realizar nos próximos dias 29 de outubro a 2 de novembro, deixando de novo o apelo a todos os cidadãos, para participarem como voluntários ocasionais, à medida das suas disponibilidades.
 
Recrutamento de voluntários 2020

                                                                                                                                                                                                                                                     
 

Galeria de fotos

26-10-2020

Comentários