Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

E. Secundária AA – 50 anos na Mata Municipal

E. Secundária AA – 50 anos na Mata Municipal

Decorreu na BMEL – Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço -, a sessão de apresentação do Livro “Escola Secundária Afonso de Albuquerque – 50 anos na Mata Municipal” que como o próprio título designa reporta-se a um roteiro histórico daquele importante estabelecimento de ensino da nossa cidade.

A história do Liceu Nacional da Guarda é contada pelo docente Joaquim Igreja com o design do arquiteto António Saraiva, dois cidadãos sempre solícitos a colaborar para o desenvolvimento social da cidade.
A sessão iniciou-se com a atuação do grupo de violas do Conservatório Regional da Guarda cujos alunos interpretaram quatro peças de outros tantos nomes da música erudita.
Na mesa da sessão estavam sentados além dos dois referidos o Presidente da Câmara Municipal, a Diretora do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, um dos alunos que cumpre este ano o quinquagésimo aniversário sob a conclusão do 7º ano e ainda uma aluna que foi Presidente da Associação de Estudantes e concluiu em junho último o 12º ano  de escolaridade.
A sessão contou ainda com uma ex-aluna do liceu e hoje Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa que interveio via eletrónica nesta sessão.
Todos os intervenientes valorizaram a ideia da elaboração desta publicação e comentaram o seu percurso naquele estabelecimento de ensino e na vida da cidade, ficando-se a saber que a Guarda tinha excelentes tradições académicas.
Comentou-se também a vivência sócio-politica após a revolução de 25 de abril de 1974, igualmente a evolução do liceu por diversos locais na cidade e particularmente as obras mais recentes no âmbito do programa de construções do “Parque Escolar”.

 A Junta de Freguesia prestou uma pequena colaboração financeira para a edição do livro e manifestou a sua profunda satisfação, por ver trabalhos desta natureza publicados, na medida em que perpetuam um passado e no futuro as novas gerações poderão e deverão
continuar esta história bonita do Liceu da Guarda, importante casa de formação humana e de onde saíram muitos cidadãos que entretanto tiveram também um percurso social, económico, cultural e politico reconhecido.

Parabéns e felicidades a todos aqueles que antes e agora constroem um percurso de Saber.


 

Galeria de fotos

17-12-2020

Comentários