Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Conversas Guarda 2027

Conversas Guarda 2027

A última sessão do Ciclo de Conversas Guarda 2027, sob o tema “Atividade Cultural e Artística como Motor do Desenvolvimento no Interior”, teve lugar no dia 10 de dezembro, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda.

Tratou-se de um Ciclo de 4 debates organizados pela Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027, tendo as anteriores acontecido no Fundão, Gouveia e Figueira de Castelo Rodrigo, desde outubro.

Após uma primeira parte privada, a segunda foi pública e a Junta de Freguesia da Guarda fez questão de estar presente nesta reflexão final sobre as Conversas 2027...
O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Amaral, começou por pedir um minuto de silêncio pelo desaparecimento recente do Professor Eduardo Lourenço, anunciando depois a iniciativa "Caravana Literária - Festa da Literatura e Pensamento da Beira Interior", com início previsto em 2021 e, cuja primeira edição será precisamente dedicada ao pensador Eduardo Lourenço.
Foram depois apresentados os resultados do inquérito realizado nos 17 municípios que integram a candidatura, mote para o posterior debate sobre aspetos a ter em conta na respetiva programação: a sustentabilidade, a requalificação urbana/rural, o património, natural e construído...
A moderação esteve a cargo da Professora Sónia Sá, tendo como convidados o Professor Rui Jacinto e a Arquiteta Lara Seixo Rodrigues; também programadora, a trabalhar com o Arquiteto Pedro Gadanho, Diretor Executivo da Guarda 2027, que encerrou a sessão, agradecendo a presença e os contributos de todos.

 

Galeria de fotos

11-12-2020

Comentários